Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Perpétua Almeida volta a cobrar votação da PEC dos Soldados da Borracha na Câmara

 Em discurso nesta quarta-feira (26) no Plenário da Câmara dos Deputados, a deputada federal Perpétua Almeida (PCdoB) parabenizou a Casa pela aprovação do projeto de lei que destina 75% dos royalties do petróleo para a educação pública e 25% para saúde. A deputada saudou a decisão da Câmara de ouvir as ruas e derrubar de vez a PEC 37. Perpétua aproveitou para cobrar a aprovação da PEC 556 conhecida como a PEC dos Soldados da Borracha, agora Heróis da Pátria, reconhecidos por meio de projeto de lei de autoria da deputada e sancionado pela presidenta Dilma Rouseff.

“Acho importante que a bancada federal do Acre, senadores e deputados, escolham a votação desta PEC também como prioridade. A maior parte dos Soldados da Borracha vivos moram no Acre e aguardam o reconhecimento dos seus direitos”.

A parlamentar acreana, que é filha de um Soldado da Borracha e morou até os 14 anos no seringal, cobrou ainda que o ministro-chefe da Secretaria-Geral da Presidência da República, Gilberto Carvalho, cumpra o compromisso feito durante visita ao Acre em novembro, de discutir com a presidente Dilma Rousseff maneiras para garantir a votação da PEC.

Na oportunidade, Gilberto Carvalho declarou que outra possibilidade seria encaminhar à Câmara medida provisória reconhecendo o direito dos Soldados da Borracha.

“Vou discutir com a presidente Dilma outra maneira para que possamos resolver, talvez com uma medida provisória dela mesma, por iniciativa do Executivo. Nós temos que ter sensibilidade e a burocracia não pode emperrar um benefício que é justo para eles”, declarou na oportunidade Gilberto Carvalho. A senadora Vanessa Grazziotin (PCdoB/AM) pediu também nesta semana audiência com a ministra-chefe da Casa Civil da Presidência da República, Gleisi Hoffmann, para abrir mais um canal de discussão sobre os Soldados da Borracha.

Sair da versão mobile