Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Vereadores recebem secretária de saúde de Rio Branco

 A sessão desta quarta-feira, 5, na Câmara de Rio Branco foi marcada pela visita da secretária municipal de saúde, Marcilene Alexandrina. Na ocasião, também esteve presente o secretário adjunto de saúde, Oteniel Almeida.

 A visita se deu para esclarecimentos sobre o atual quadro da área de saúde em Rio Branco. As principais dúvidas dos vereadores giravam em torno dos investimentos a serem feitos, da questão que envolve a dengue e da contratação de Agentes de Saúde aprovados no último concurso.

 Sobre os questionamentos de como está sendo tratada a situação do risco de casos de dengue, a secretária Marcilene Alexandrina lembrou que, além das campanhas de conscientização, foram distribuídas mais de 4000 tampas de caixas d’agua, entre outras ações. “Uma iniciativa muito importante, no combate a doença, foi a Operação Inverno, que recolheu cerca de 50 mil toneladas de entulho em Rio Branco”, concluiu.

 Ao ser questionada, pelo vereador Rabelo Góes (PSDB), sobre os investimentos para a melhoria do atendimento à saúde, a secretária apresentou uma planilha de quase cinco milhões de Reais investidos em obras concluídas ou em execução. “Estaremos investindo outros quase 10 milhões de Reais em novas obras”, disse Marcilene.

 O secretário adjunto de saúde, Oteniel Almeida, explicou sobre a situação envolvendo a contratação de novos Agentes de Saúde. Segundo Almeida, o concurso feito no ano de 2012 foi para a contratação de 103 Agentes. Mas, até o momento, a prefeitura já contratou 228 aprovados. E que o cadastro de reserva seria 629 pessoas.

 Oteniel Almeida desmentiu, ainda, a notícia de que, ao invés de se nomear os primeiros colocados no concurso, estariam sendo contratados outros aprovados piores colocados. “Isso não passa de fofoca. O que acontece é que a convocação respeita a microrregião escolhida no ato da inscrição do concurso. Por isso, uma pessoa que ficou em quinto lugar, em uma região, pode ter sido contratada e a que ficou em segundo lugar, em outra região, não”, finalizou.

 A autora do requerimento que provocou a visita, vereadora Graça da Baixada (PSDC), se disse muito satisfeita com as justificativas e números apresentados pelos secretários. “Nós vereadores somos muito cobrados por soluções para as deficiências do atendimento à saúde. Por isso é importante mantermos esta relação estreita entre vereadores e gestores da área da saúde”, disse.

Sair da versão mobile