X

Produção e educação

 A divulgação dos Índices de Desenvolvimento Humano (IDHM) referentes ao país e, particularmente, ao Acre, mostrando uma elevação significativa só vem a atestar que se está no caminho certo em investir na produção gerando melhoria na renda e condições de vida da população.

No caso do Acre, chama a atenção o índice relativo ao município de Rio Branco que nos últimos 20 anos saiu da classificação de médio para alto, obtendo 0,727, igualando-se à média nacional.

Quando se insiste, portanto, que o melhor caminho para combater a pobreza e as desigualdades sociais é investir na produção nos mais diferentes setores da economia é porque os resultados aparecem a médio e longo prazo.

Por outro lado, na análise que se faz desses índices chega-se à conclusão que é preciso investir mais na educação, tanto a nível nacional como regional. Os analistas são categóricos em afirmar que se mais investimentos tivessem sido feitos no setor educacional, esses índices poderiam ser melhores e colocariam o país em igualdade com outras nações desenvolvidas.

A rigor, porém, tudo isso já se sabe. Não é nenhuma fórmula nova ou mágica. O que os governantes e a sociedade têm a fazer é, com base nesses índices positivos e negativos, investir ainda mais na geração de renda através de um desenvolvimento verdadeiramente sustentável e na educação.

Categories: EDITORIAL
A Gazeta do Acre: