A maior feira agropecuária e de negócios do Estado, sediará novamente o Circuito Barretos de Rodeio, com provas classificatórias e finais que serão realizadas de 27 a 30 de julho, na Arena de Shows e Rodeios.
As disputas, que prometem ser eletrizantes, vão ser realizadas em duas etapas: na primeira, o Circuito Barretos promove a Etapa Rio Branco, nos dias 27 e 28 de julho, com montarias reunindo apenas os competidores do Estado do Acre. Nos dias 29 e 30, peões com um histórico de grandes vitórias no Rodeio de Barretos enfrentam os 10 peões melhores classificados nas classificatórias da Etapa Rio Branco. Desta disputa sairá o grande campeão do Rodeio da Expoacre 2013.
Mesmo que o título do torneio local não venha a ser de um acreano, os cinco peões que melhor pontuarem na competição local ganham o direito de representarem o Acre no rodeio da Festa do Peão, de 15 a 25 de agosto, na cidade de Barretos, que dá nome a festa.
Este ano, Barretos escalou para o Rodeio da Expoacre alguns dos melhores profissionais do Brasil, que têm se consagrado nas principais competições mundiais. Dentre os nomes que chegam a Rio Branco na próxima semana, está o já campeão do Rodeio de Las Vegas e campeão mundial de montaria em touros pela PBR (Professional Bull Riders), realizado em 2008 no Texas, USA, Guilherme Marchi (foto).
“Para mim é uma emoção especial montar no Acre e minha expectativa é muito grande, pois fiquei sabendo que a população acreana gosta demais de Rodeio”, enfatizou Guilherme. Pela terceira vez, o mais famoso e conhecido comentarista do mundo do Rodeio, Cacá de Barretos já está de malas prontas para desembarcar no Acre, assim como o locutor Adriano do Vale, que este ano completa 20 anos de Barretos, gravando um DVD comemorativo, que deve incluir imagens de sua atuação na Arena de Rodeios da Expoacre.
Além das provas de Rodeio, os esportes na Arena incluem também uma etapa classificatória da Prova dos 3 Tambores, com competidoras acreanas disputando uma vaga para participar da 48° Festa do Peão de Barretos . E, dentro desse contexto, o acreano Robson Palermo não poderia faltar. Ele estará presente acompanhando e comentando as montarias nas quatro noites de Rodeio.
“Fui criado no Acre e me orgulho muito disso. Estou honrado com o convite da Expoacre esse ano. Irei rever meus amigos que sempre me incentivaram e voltar à minha terra, onde tudo começou. Vai ser um momento muito emocionante para mim”, ressalta Robson, um dos mais respeitados campeões mundial de rodeio. Na final de Dallas, EUA, além do título, ele ganhou um milhão de dólares.
A realização do Circuito Barretos em Rio Branco é fruto de uma parceria entre a empresa Viola Show e a Liga Nacional de Rodeio com o governo do Estado, e visa incentivar cada vez mais os competidores acreanos a se profissionalizarem e se tornarem conhecidos nacionalmente.
“Temos com isso gerado oportunidades para que os peões acreanos se tornem profissionais de Rodeio e tenham a possibilidade de participar de outras competições nacionais, assim como já fazem na Festa do Peão de Barretos, representando com orgulho o Acre”, afirma Marquinhos Pereir, que coordena o Rodeio da Expoacre há dois anos.