Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Acre deve sofrer um das maiores ondas de frio desta década, prevê meteorologista

 A partir de segunda-feira, uma grande massa de ar polar se posiciona sobre uma grande parte do Brasil, desde o Sul até o Acre. O climatologista da Epagri de Urussanga, Márcio Sônego, explica que esta massa estará centrada no Paraguai, e por isso a friagem será sentida em grande parte do território brasileiro. Isso pode acarretar neve em algumas regiões do Sul de Santa Catarina.

 “Desta vez, o frio que está vindo não é tão forte quanto o do ano 2000, quando se registrou uma média de -2°C em Criciúma. Vamos ter geada aqui nos próximos dias, mas nada muito trágico”, comenta Sônego.

 Há alerta de temporais no centro-sul do Brasil, na sexta. Eles devem atingir uma área que começa em Santa Catarina, passa por São Paulo e vai até o sul de Mato Grosso. É que tem uma frente fria na Região Sul que deve ser intensificada por áreas de instabilidade.

 Na sexta-feira choveu, só que mais rápido, do leste de Per-nambuco ao Acre.

 O sol brilha forte entre o Espírito Santo, Rondônia  e Alagoas. Céu aberto também no Rio Grande do Sul. Mas é bom ter cuidado ao entrar no mar, as ondas podem chegar a 3 metros de altura no litoral gaúcho e no catarinense.

 E atenção: nos próximos dias uma nova onda de frio deve atingir o Brasil. Ela está sendo considerada pelos meteorologistas como uma das mais fortes da última década. Primeiro vai atingir o Sul, onde a chance de neve é muito grande a partir de domingo. Depois avança para parte do Sudeste e do Centro-Oeste. (Do site Engeplus e Globo.com/Jornal Nacional)

Sair da versão mobile