Com o tema ‘Alimentando a Amazônia e respeitando a bio-diversidade’ a Feira da Agricultura Familiar da Amazônia Legal (Agrifal 2013) mostrará a importância do segmento na economia nacional para a segurança alimentar e também as políticas públicas a nível estadual e federal voltadas para o desenvolvimento rural familiar.
O evento, que será realizado no Hangar, de 3 a 5 de julho, contará com um público de agricultores familiares paraenses de mais de 1.800 pessoas. O objetivo é disponibilizar aos agricultores familiares um espaço de oportunidades para a inserção e ocupação de mercados locais, regionais e extra-regionais, troca de saberes e experiências e de tecnologias sustentáveis.
A expectativa da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater), instituição coordenadora do evento, é que 30 mil pessoas participem dos três dias da Agrifal. A feira é destinada à agricultores familiares, técnicos de extensão, empreendedores da agroindústria, extrativistas, quilombolas e indígenas, entre outros.
A estimativa é que se gere algo em torno de R$ 350 mil em volume de negócios na venda direta nos estandes da agricultura familiar e que mais de R$ 2 milhões de negócios futuros sejam gerados.
Nesta segunda edição da Agrifal, estão confirmados além do Pará, outros 7 estados: Acre, Maranhão, Amapá, Tocantins, Mato Grosso, Roraima e Rondônia. A Feira ainda receberá delegações do Suriname. Também estão confirmadas delegações da Itália e da Espanha. As visitas têm o objetivo de promover um intercâmbio de experiências além de debater questões sobre a agroindústria. (Agência Pará de Notícias)