Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Delegação universitária acreana participa de congresso de literatura andina no Peru

delegacaobrasileiraUm grupo de alunos e professores da Ufac, vinculados ao Programa de Pós-Graduação em Letras (PPGL), curso de Mestrado em Letras: Linguagem e Identidade, bem como aos cursos de Letras Espanhol e Artes Cênicas, participaram do Congresso Internacional sobre Literaturas Afro-Andinas, realizado em homenagem ao poeta negro Leôncio Bueno, no período de 26 a 28 de junho, na Casa de la Literatura Peruana, em Lima. Também fizeram parte da delegação uma professora do Ifac e um aluno do curso de Direito da Faao.

 A ideia da participação coletiva nesse evento surgiu da proposta de internacionalização do PPGL no âmbito da fronteira Pan-Amazônica, cuja formulação do projeto está a cargo da Professora Lindinalva Messias do Nascimento Chaves, vice-coordenadora do programa.

 As significativas comunicações orais apresentadas por professores e alunos tiveram origem na disciplina Linguagem, Sociedade e Diversidade Amazônica, ministrada pelo professor Gerson Albuquerque para a turma de 2013 do mestrado em Letras, como importante experiência prática da articulação ensino, pesquisa e extensão, com o envolvimento de alunos e professores de graduação e pós-graduação da Ufac e outras instituições.

 No encerramento do evento, a delegação acriana emocionou todos os presentes com a articulação do teatro e da música na tradução de 3 poemas de Leôncio Bueno, apresentados na performance “Entre a palavra e a ação: diálogos com a poética de Leôncio Bueno”, dirigida por Vanessa Oliveira, aluna do Mestrado em Letras, tendo como elenco Ítala Oliveira da Silva (PPGL-Ufac), Juliana Feitosa Albuquerque (Artes Cênicas-Ufac), Quilrio Farias (Artes Cênicas-Ufac), Jamila Nascimento (Ifac) e Pedro Feitosa Albuquerque (Direito-Faao). (Ascom Ufac)

Sair da versão mobile