O Arraial Cultural ‘No Seringal de Chico Mendes’ afinou os últimos detalhes e transformou o espaço do estacionamento do Arena da Floresta em um grande quintal de folguedos e tradições populares. O evento começou nesta segunda, 1º de julho, e vai até domingo, 7. Toda programação começa a partir das 18h.
Palcos, arquibancadas, barracas, ornamentação e toda a comunicação visual fazem parte da concepção cenográfica do espaço. Cerca de 50 pessoas trabalharam na montagem da edição que homenageia os 25 anos do legado do líder seringueiro.
A concepção artística busca resgatar a identidade das festas realizadas nos seringais acreanos. “Queremos trazer a simplicidade dos arraiais de antigamente, com muitas cores, bandeirolas, flores e a tradicional fogueira, que é o símbolo que mais encanta as crianças. Tudo feito com arrojo para homenagear Chico Mendes”, comenta o artista plástico Darci Seles, que juntamente com a decoradora Silvânia Mota assinam a direção de arte.
Queima de fogos, o tradicional Concurso de Quadrilhas e a escolha da Rainha Caipira marcam a abertura oficial. Na Arena dos Folguedos, às 20h, começou a apresentação das quadrilhas Matutos pelo Avesso, Sensação Junina, Unidos da Periquita e C L na Roça. Também houve a escolha da rainha caipira, um pouco mais cedo.
O Arraial Cultural é promovido pelo governo do Estado, por meio da Fundação de Cultura Elias Mansour, com apoio da Prefeitura de Rio Branco, por meio da Fundação Garibaldi Brasil, e da Liga das Quadrilhas Juninas do Acre.