O deputado Flaviano Melo (PMDB) solicitou informações acerca das ações do Ministério dos Transportes diante da suspensão, por ordem judicial, da licitação da ponte do rio Madeira(Trecho Jacira-Abunâ), divisa dos estado do Acre-Rondônia. A licitação, segundo a Justiça, foi suspensa sob alegação de irregularidades no edital. Segundo Flaviano, é importante saber qual a expectativa de retomada do andamento do projeto, licitação e obras “de uma ponte que é fundamental para os acreanos”.
O deputado acreano lembrou que, segundo informações oficiais, a licitação da obra seria aberta dia 26 de junho. A esperança era que a obra fosse iniciada em agosto e concluída em final de 2014. ”A suspensão foi uma nova frustração para todos”. A afirmação do parlamentar se deu em razão da obra já ter sido alvo de inúmeras interrupções, o que gerou transtorno político-administrativo e grande decepção às expectativas do povo acreano, que vê na ponte a segurança do elo rodoviário definitivo com o resto do país.
Anteriormente, a ponte já teve outro projeto contestado pelo Tribunal de Contas da União (TCU) e a Marinha do Brasil, pois não atendia às necessidades da usina Jirau – o vão não tinha altura para permitir a navegação na época das cheias e a extensão da ponte ficou pequena. Flaviano destacou ainda que a ponte do Madeira vai libertar os acreanos da dependência das balsas,com seu serviço caro,as longas filas e o problema do encalhe nos bancos de areia durante o verão.”A retomada da obra vai garantir barateamento do transporte e o fim do perigo do desabastecimento do estado”.resumiu o deputado.