Para fortalecer a educação profissional no país o Governo Federal criou, em 2009, o Brasil Profissionalizado. O Acre, por meio do Instituto Dom Moacyr (IDM) e da Secretaria de Estado de Educação (SEE) participa do projeto e nesta semana este setor ganha um reforço. Nesta terça-feira, 2, o governador Tião Viana assinou, em Brasília, um novo convênio com o Ministério da Educação.
O diretor-presidente do IDM, Marco Brandão, explica que com este convênio o Governo do Acre poderá expandir a oferta de educação profissional no Estado.
“Essa expansão acontecerá mediante construção de novas unidades em cinco municípios do Acre, por meio da reforma e ampliação de unidades que já estão em funcionamento e também com a estruturação de equipamentos das unidades”, detalhou Brandão.
Segundo Marco Brandão, já está em processo de licitação a contratação das obras para a construção do Centro de Educação Profissional e Tecnológico da Cidade do Povo. Além disso, 45% das unidades do IDM já estão com reformas em andamento.
“A Secretaria de Educação também tem conquistas com a firmação do convênio porque algumas escolas públicas passam por adequações para ofertar aulas de educação profissional”, frisou o diretor-presidente.
Marco Brandão observa que os recursos provenientes do Ministério da Educação são repassados ao Estado por meio do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE). (Nayanne Santana / Agência Acre)