Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Governo entrega contraproposta hoje na assembleia do Sinteac

 O Governo do Acre entrega hoje a contraproposta para os trabalhadores em Educação durante a assembleia geral, marcada para as 10 horas, na quadra do Colégio Estadual Barão de Rio Branco.

 De fato, a contraproposta do governo está baseada em oito pontos, dos 21 apresentados pelos sindicalistas desde maio. “O diálogo sempre foi mantido”, reconhece a presidente do Sindicato dos Professores Licenciados do Acre, Alcilene Gurgel. “O impasse é que dos 13 pontos concordados o governo só acena para 2014 e a categoria quer algo para 2013”.

 De maio até agora, houve mudanças até no que se refere às reivindicações. “No início da greve, nós frisamos que tinha que ser o reajuste”, disse a sindicalista, se referindo à aplicação dos benefícios já este ano. “Hoje, já existe um entendimento para um rea-juste em novembro e ser praticado em 2014”.

 A presidente do Simplac ressalta, no entanto, que a categoria exige benefícios já em 2013. A “puladinha” (mudança de letra prevista no Plano de Cargos, Carreira e Remuneração) foi a proposta apresentada.

 A “puladinha” é uma ferramenta específica da Educação, o que derruba o argumento oficial de que não teria como conceder reajuste aos educadores sob risco de ter que fazer o mesmo com as demais categorias.

 A “puladinha extra”, como se referiu Gurgel, não pode ser desculpa para que as mudanças de letras ordinárias sofram algum tipo de mudança. “Não se pode perder de vista a ‘puladinha’ de 2015, prevista em lei”. O Simplac calcula que o benefício extra concedido agora em 2013 seja da ordem de R$ 30 milhões.

Sair da versão mobile