Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Jornalistas protestam contra agressão a colega

 Jornalistas que atuam em Rio Branco realizaram um protesto na Praça da Revolução ontem pela manhã. O motivo da mobilização foi a agressão sofrida por Marcela Jansem, repórter do site ‘O Acreano’.

 Na 1ª sessão da semana na Aleac, Jansem estava no Salão Nobre do parlamento quando teria sido hostilizada por um divulgador da Telexfree. “Ele ia esfregar o papel na minha cara”, lembra a jornalista. “Depois, quando fomos argumentar com ele do porquê daquela agressão, ele foi categórico: ‘bati e bato quantas vezes eu quiser’”.

 A presidenta do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Acre, Jane Vasconcelos foi taxativa. “Este povo que veio de fora já partiu para a agressão porque não tem argumentos”, sugeriu Vasconcelos. O Sinjac lançou a ‘Sou jornalista e mereço respeito’”.

 No semáforo do cruzamento da Avenida Getúlio Vargas com a Avenida Brasil, os jornalistas aproveitaram o sinal vermelho para apresentar os cartazes aos motoristas com uma única palavra de ordem. ‘Respeito!

 “Estamos sendo vítimas de agressões morais, de agressões físicas, por parte de pessoas que vieram de fora”, reclamou o assessor de imprensa da Assembleia Legislativa, Rutemberg Crispim. “Estamos sendo impedidos de trabalhar. O que é preciso esclarecer é que o jornalista apenas faz o seu trabalho”.

 Os deputados Jamyl Asfury e Geraldo Pereira foram os dois únicos parlamentares que foram prestar solidariedade ao grupo de jornalistas que protestava contra a agressão sofrida pela repórter.

 Na semana passada, um grupo de divulgadores da Telexfree que veio de outros estados bloqueou 3 pontes que integram o primeiro e o segundo distritos da cidade.

Manifesto dos jornalistas - OL 2  Manifesto dos jornalistas - OL 7

Sair da versão mobile