Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Ministro da Ciência e Tecnologia vem ao Acre e anuncia investimentos para o Estado

 A Universidade Federal do Acre (Ufac) sediou ontem o 1º Seminário de Pós-Graduação e Inovação do Acre. O evento debateu o tema ‘Promovendo a Cultura da Inovação entre acadêmicos de graduação e pós-graduação’. Para fortalecer o apoio a esta área na região, o ministro da Ciência e Tecnologia e Inovação, Marco Antônio Raupp, que participou do seminário, anunciou investimentos de mais de R$ 15 milhões.

 Durante a visita ao Estado, o ministro falou sobre os desafios de elaborar um plano que trate do assunto na Amazônia. “A ciência, a tecnologia e a inovação são eixos estruturantes para o desenvolvimento sustentável do país. E na Amazônia é onde isso tem mais significado, para criar alternativas de reutilização dos recursos humanos sem destruí-los. O conhecimento destas áreas é fundamental para desenvolver operações econômicas dentro desse sentido. Estamos tomando iniciativas sérias junto com todos os Estados da região, inclusive com representantes do Governo do Acre, para desenvolver um plano de ciência e tecnologia regional. Este trabalho está sendo feito no Centro de Gestão de Estudos Estratégicos. Realizaremos uma última discussão em agosto, e só então lançaremos o plano como uma política de ciência e tecnologia para toda a região”, garante.

 Um trabalho que, segundo o governador Tião Viana, já está em andamento. O gestor afirma que o Acre precisa acelerar intensamente a formação do conhecimento. “O mundo todo precisa de uma conciliação entre o conhecimento da ciência, tecnologia e meio ambiente. Todos sabem que o nosso planeta é um organismo vivo. Depende das partes. A produção industrial cresceu mais de 50 vezes no último século. A questão é como conseguimos conciliar desenvolvimento da ciência e tecnologia com qualidade de vida das pessoas? É isso que estamos discutindo. Estamos com o mais ousado projeto de formação de pós-graduação na região amazônica, graças a uma parceria do ministro da Ciência e Tecnologia, da nossa secretaria, com o governo da presidenta Dilma”, revela.

 O senador Anibal Diniz comemora o convênio garantido pelo ministro, que promete acelerar os crescimentos na área da ciência no Estado. “O ministro vem trazer um convênio na ordem de R$ 18 milhões para pesquisa, bolsas, que vão atender tanto alunos do 2º grau, quanto da graduação, mestrado, doutorado e pós-doutorado. Na medida em que temos mais mão de obra qualificada e mais pessoas dedicadas à pesquisa, conseguimos encontrar novas formas de explorar de maneira sustentável o potencial que o Acre tem”.
Tal projeto visa o aperfeiçoamento das pessoas responsáveis pelo corpo científico, incluindo a concessão de cotas de bolsas em diversos níveis e apoio à infraestrutura dos programas de pós-graduação, com o objetivo de reforçar a educação superior.

 O reitor da Ufac, Minoru Kimpara, reconhece que todos estes planos são um desafio para a região, mas que o 1º passo já foi dado. “Em todos os lugares do mundo nós precisamos da ciência e da tecnologia, pois são de extrema importância. Este evento da universidade é um salto muito grande, inclusive com a presença do ministro”.

 O presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa do Acre (Fapac), Pascoal Muniz, alega que a parceria entre a Coordenação de aperfeiçoamento de pessoal de Nível Superior (Capes) tornou o projeto de apoio possível e que a expectativa é de grandes investimentos. “Temos programas de bolsas para incentivar pesquisas científicas em áreas importantes para o Acre. Lutamos para criar, especialmente para a juventude, novos postos de trabalhos qualificados. Formamos mais de 200 doutores dentro de 5 anos. Isso em parceria com a Embrapa, com a Ufac e com o Ifac”, comemora.

Sair da versão mobile