Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

MS libera recursos para construção de unidades de saúde no Acre

 O Ministério da Saúde (MS) liberou investimentos para a construção de 13 novas Unidades Básicas de Saúde (UBS) em Rio Branco, e 3 em Cruzeiro do Sul, de acordo com publicação no Diário Oficial da União, nesta quarta-feira (10). Ao todo, será repassado para a prefeitura da Capital o montante de R$ 5.773.000 e para o Cruzeiro do Sul R$ 1.224.000. A portaria não estabelece o prazo para o início ou término das construções.

 Os investimentos fazem parte do componente construção do Programa de Requalificação de UBS referentes à 2ª  etapa do PAC 2, no 2º semestre de 2013.

 Na Capital, das 13 unidades que serão construídas, uma é de porte 4 para quatro equipes médicas, uma de porte 2 para até três equipes e 11 de porte 1 para duas equipes. As equipes são compostas por um médico, um enfermeiro, um técnico em enfermagem, um cirurgião dentista e no mínimo seis agentes comunitários em saúde.

 Segundo o secretário adjunto de Saúde, Otoniel Almeida, depois de feita a publicação, o momento é de elaboração dos projetos de infraestrutura das unidades, que serão apresentados ao Ministério da Saúde.

 “Nós já estamos com os projetos praticamente prontos, porque temos a execução de algumas unidades de saúde da família. Na portaria, eles não estabelecem o prazo, nós estamos tentando entrar em contato com o MS para saber qual o prazo que nós temos”, disse o secretário.

 Sobre a localização das novas unidades, o secretário informou que foram escolhidos principalmente os locais onde já existem unidades provisórias. “A nossa prioridade foi pedir para essas regiões onde já tem unidade, mas aquelas casas improvisadas”, disse. (Caio Fulgêncio, Do G1/AC)

Sair da versão mobile