Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Nenhuma prefeitura acreana oferece Wi-Fi de graça; só o governo garante acesso a web

INCLUSÃO DIGITALA inclusão digital é um dos grandes desafios da atualidade. Mas fazer com que as pessoas tenha uma educação virtual mais estruturada não tem sido uma das maiores preocupações na lista de prioridades das prefeituras em todo o país. Segundo dados da pesquisa Munic 2012, divulgada ontem pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), apenas 14,23% das prefeituras de cidades brasileiras fornecem conexão à internet por Wi-Fi.

 Em números, significa que dos 5.585 municípios em todo o país, 795 oferecem o serviço. Destes, 744 oferecem Wi-Fi sem cobrar nenhuma taxa pelo acesso (serviço gratuito). E só em 48% destas 795 cidades (ou seja, 382 delas) têm cobertura total em seus limites. As demais oferecem o serviço de forma restrita a alguns bairros das áreas urbanas.  
 
 No estudo, o Acre aparece como o único estado em que nenhuma prefeitura disponibiliza o serviço Wi-Fi gratuito, destacou o IBGE. Por outro lado, os estados que mais têm municípios que fornecem o serviço são: SP (onde 143 prefeituras oferecem o serviço), MG (77) e RS (69).

 Vale destacar que, apesar de não ter a oferta do acesso pelas prefeituras, o Acre possui, através do governo estadual, uma iniciativa muito eficiente na estratégia pública de garantir acesso a web e de inclusão digital. Trata-se do Floresta Digital, que é um serviço público que disponibiliza acesso gratuito à internet, em banda larga, usando conexões sem fio através de torres de rádio espalhadas pelas cidades e interligadas via satélite.    

 Esta é a primeira vez que o IBGE levanta a quantidade de cidades que fornecem Wi-Fi.

Sair da versão mobile