Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

No Dia Mundial do Rock, acreanos realizam evento que homenageia a banda Iron Maiden

ROCK  Hoje é o Dia Mundial do Rock e, em alusão à data, Rio Branco sediará o evento Maiden Day, que é um tributo à banda inglesa Iron Maiden. Com a organização por conta do Centro de Rock e Heavy Metal do Acre (Crohma), a expectativa é de que aproximadamente 300 pessoas assistam aos shows no Cine Teatro Recreio, a partir das 19h.

 As bandas acreanas Insound, Final Fear e Fire Angel tocarão os clássicos da Iron Maiden durante o evento. A banda inglesa estará se apresentando pela terceira vez no Rock in Rio, no dia 22 de setembro deste ano.

 Desde a última terça-feira, 9, o Sesc está realizando a Mostra de Cinema ‘A História do Rock’, no Cine Teatro Recreio. Hoje é o último dia de exibição, que encerra com a exposição de aparelhos de fitas cassetes, discos de vinil, fitas VHS, camisetas e objetos relacionados à banda homenageada e que caracterizam uma época ao estilo musical Heavy Metal. O show será realizado logo em seguida.

 Ciente de que, em Rio Branco, o público do Heavy Metal ainda é reduzido, o vocalista da banda Fire Angel, João Neto, comemora os avanço nas últimas 3 décadas. “Nos anos 80 e 90 o público era bem menor. Hoje isso já mudou um pouco, mas a característica é a mesma: público fiel. Eles vêm porque sabem o que está acontecendo, e não por impulso ou por ter saído na mídia. É um segmento musical unido, onde a banda se confunde com os fãs. Usam as mesmas roupas, ouvem as mesmas músicas. É algo como se fosse um clube restrito, de pessoas que gostam de ‘n’ coisas. Mas temos notado um crescimento aqui no Acre, devido à informação, à internet, à visibilidade dada pela imprensa”.

 O vocalista da Fire Angel se lembra dos tempos da ditadura, em que gostar de heavy metal era ser revoltado com a vida, ou até mesmo ser associado a coisas ilícitas. “Falava-se em rock e logo se ima-ginava a pior coisa do mundo. No entanto, hoje já foi provado que o rock é uma das maiores receitas. E o Acre surge nesse cenário, ainda em pouco número, mas com a qualidade que o mundo requer”.

 Criada em 1999, a Fire Angel é uma das bandas de rock mais bem conceituadas do Acre. O vocalista João Neto lembra que o grupo até chegou a fazer shows cover, mas que acabou desistindo para investir em suas próprias músicas. “Com muita batalha e várias formações, conseguimos gravar nosso 1º CD. Fomos bem avaliados por grandes sites nacionais e tivemos média 7 em uma das melhores revistas da América Latina, o que é ótimo”.

 O músico afirma que tocar rock no Brasil só se for por hobby. Afinal, lucrar ainda não é uma realidade para estes profissionais. “Esse é um trabalho voluntário, e quem tocará é porque gosta de Iron Maiden. Não lucramos com isso. Na verdade, praticamente pagamos pela organização do evento. Quem for ao Maiden Day, poderá esperar o melhor, dentro da capacidade e dedicação de cada grupo. Algumas bandas, como a minha, estão ensaiando há 4 meses”.

 A entrada custa R$ 20 inteiro e R$ 10 estudante.

 O Dia Mundial do Rock é comemorado no dia 13 de julho, devido a um show realizado de forma simultânea em 1985, em Londres e na Filadélfia, com o objetivo de levantar recursos para combater a miséria na Etiópia. Dentre as bandas estavam Led Zeppelin, Queen, David Bowe, Mick Jagger, Scorpions, U2, Paul McCartney, Eric Clapton e Black Sabbath.

Sair da versão mobile