O Nutrólogo Nataniel Viuniski veio de Porto Alegre/RS para o Acre palestrar sobre Estilo de Vida Saudável. O evento teve início ontem e encerra hoje, no auditório da OAB/AC. Nataniel é famoso em todo o país pela sua atuação na empresa Herbalife, na qual ele é membro do Conselho para Assuntos Nutricionais (NAB).
Em entrevista À GAZETA, o nutrólogo indica que, para possuir um estilo de vida saudável, a pessoa precisa adotar um conjunto de medidas, que engloba uma boa alimentação e atividades físicas. O especialista revela que o stress é um grande vilão para quem deseja emagrecer. Ele impede a produção de radicais livres, prejudica a qualidade do sono e da alimentação.
Para os acreanos acostumados com o calor, às vezes passa despercebida a importância que a hidratação tem. Por isso, Nataniel indica que as pessoas bebam bastante água e que cuidem do corpo externamente. “A pele é o nosso maior órgão, por isso o zelo por ela é de grande importância”, defende.
Ele também atenta para o cuidado com o meio ambiente. Um estilo de vida adequado pode ser otimizado com a sustentabilidade. “Na terra do Chico Mendes, estar cercado pela natureza é algo ótimo para o bem-estar”.
De acordo com o Ministério da Saúde, 50% da população brasileira adulta está acima do peso saudável. Por outro lado, essas mesmas pessoas com excesso de gordura no corpo têm carência de nutrientes e falta de vitaminas minerais, chamada de fome oculta, revela o nutrólogo. “Eu trabalho há mais de 15 anos com a obesidade e descobri algumas coisas nesse período. Em primeiro lugar, as pessoas não querem emagrecer, elas querem ser emagrecidas de uma forma mágica. Isso não existe. Não sou a favor da dieta, porque ela é uma coisa que começa na segunda-feira e termina na sexta, e no final a gente acaba mais gordo do que quando começou. Ao invés de fazer isso, o indicado é adotar um novo estilo de vida, que passa pela alimentação saudável, exercícios e por suplementação de nutrientes”.
A Organização Mundial da Saúde recomenda 5 porções de frutas por dia. Nataniel Viuniski alerta que nos dias de hoje é preciso se questionar sobre a idade dos alimentos. Diferente de 100 anos atrás, quando as frutas ingeridas eram tiradas diretamente da natureza, agora é provável que uma laranja comprada no supermercado, por exemplo, esteja há uma semana ali. “Uma fruta colhida da árvore tem mais nutrição e mais antioxidante do que outras com 10 dias de vida”, afirma.
Antes de começar uma dieta radical, é importante a pessoa saber que não está deixando de consumir nenhum nutriente do grupo alimentar, orienta Nataniel. “É bom comer de tudo, usar suplementos nutricionais de alta. Hoje, o mercado já dispõe de produtos excelentes”.
De acordo com o nutrólogo, o uso de suplementos é de extrema importância para o bom desenvolvimento do corpo, mas não pode ser confundido como única fonte de alimentação. “Os especialistas nessa área são unânimes ao afirmar que somente os alimentos tradicionais não colocam todos os nutrientes que as células necessitam. Além disso, é preciso o uso de suplementos. Com relação a isso, é bom lembrar que esses produtos não servem para minimizar maus hábitos, mas sim aperfeiçoar os bons costumes”.
Procurar a ajuda de um profissional da saúde especialista na alimentação saudável e no cuidado com o corpo é sempre a melhor decisão. A partir daí, novos hábitos podem ser adotados e perder peso acaba se tornando apenas uma consequência.