A Prefeitura de Rio Branco vai realizar a partrir das 8 horas da próxima quarta-feira, 31 de julho, no Horto Florestal, a quarta Conferência Municipal de Meio Ambiente. A secretária municipal de Meio Ambiente, Silvia Brilhante, explica que a Conferência será o fórum adequado para expor preocupações, dividir responsabilidades e apresentar reivindicações e sugestões que aprimorem a política ambiental do município. “O financiamento dos custos com o manejo de resíduos sólidos será um tema transversal das conferências”, relata Silvia Brilhante.
O público alvo da Conferência será a sociedade civil, movimentos sociais, sindicatos/confederações, comunidade tradicional e povos indígenas, quilombola/afro descendentes, caboclos, comunidade científica/pesquisador/acadêmico, ONGs ambientalistas, associações, cooperativas; patronal/empresarial (indústria, agropecuária, comércio/serviços, aquicultura/pesca, produtor rural e empresa de turismo); governamental (municipal, estadual e federal).
As conferências colocam para a sociedade temas estratégicos para o país, que visam à conservação da biodiversidade, da água, do clima e dos recursos energéticos, com vistas ao desenvolvimento sustentável, levando em consideração que é possível sim crescer sem degradar a natureza.
A etapa estadual acontecerá nos dias 3 e 4 de setembro de 2013, em Rio Branco. Os eventos realizados nos municípios e estados são uma preparação para a 4ª Conferência Nacional de Meio Ambiente, que será realizada no período de 24 a 27 de outubro de 2013, em Brasília e tem com o lema “Vamos Cuidar do Brasil” e tema “Contribuir para a Implementação da Política Nacional de Resíduos Sólidos”. (Ascom)