Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Prefeitura e camelôs decidem onde categoria ficará nas obras do Shopping Popular

Terminal Urbano 1 A prefeitura de Rio Branco vai começar as obras do centro popular de compras, o shopping popular, agora no verão e por isso 189 camelôs e comerciantes da área próxima ao Terminal Urbano, no Centro Comercial Aureolino Cirilo I e II, terão que ser transferidos para outro local. No último sábado pela manhã, o prefeito Marcus Alexandre, o presidente do Sindicato dos Camelôs, Juruna e o vice, Edi Celular, e equipe da secretaria, percorreram vários espaços que poderão ser utilizados para abrigar os comer-ciantes enquanto durar a obra do shopping popular.  

 A ideia é que até a próxima sexta-feira, 26, os locais sejam escolhidos e que em seguida seja feita uma reunião entre a equipe da prefeitura, sindicato e os próprios camelôs, para que seja “batido o martelo” com relação ao local que abrigará a categoria durante a construção do shopping.

 O Shopping Popular terá cerca de 450 boxes divididos em três andares e será construído ao lado do Terminal Urbano. Serão 165 box no térreo, mais 165 no primeiro piso e outros 120 no segundo piso, onde ficará também a praça de alimentação, elevadores e jardins. Além dos comerciantes que estão no Camelódromo, os que ficam na “pedra” do calçadão perto do Colégio Acreano, também serão transferidos para o shopping.

 O Shopping Popular vai alterar o cenário do centro da cidade, valorizar os pequenos empresários e aquecer a economia da cidade. O empreendimento será erguido numa área de mais de 12 mil metros quadrados e vai custar R$ 17 milhões. No último dia 28, prefeito Marcus Alexandre e o superintendente regional da Caixa Econômica Federal no Acre, Anacleto Grosbelli, assinaram o convênio para a construção do centro popular de compras.
 
 Além de garantir mais clientes para o local, o Shopping Popular também deverá se tornar uma referência para o turista em relação ao artesanato, alimentação e vestuário regional, podendo criar até 1.350 empregos diretos e indiretos, fortalecer a economia popular, criando um espaço adequado para comercialização de produtos regionais e locais.
 
Comissão de Transparência
 O prefeito Marcus Alexandre instituiu por meio de Decreto, a Comissão de Transparência, colegiado multidisciplinar que vai acompanhar o processo de licitação e a execução das obras do Shopping Popular. Participam do grupo: vereadores, representantes da Prefeitura de Rio Branco, dos comerciantes do Terminal Urbano, escolhidos por eles mesmo que serão os beneficiados pela obra, da Caixa Econômica Federal (CEF), do Sebrae e também do Governo do Estado.
 
 A comissão vai tratar de todos os assuntos relacionados à obra. Desde o acompanhamento do processo de licitação, até intervenções no próprio projeto.  A comissão de transparência ainda é um instrumento de trabalho pouco conhecido, mas o prefeito Marcus Alexandre pretende fazer com que ele se torne uma ferramenta importante na sua gestão para que a comunidade possa acompanhar as principais obras que irão acontecer na cidade. Ele citou como exemplo a construção da quarta ponte sobre o Rio Acre, obra que esteve à frente e onde dez representantes do bairro Seis de Agosto, onde está localizada a ponte, acompanharam cada passo da construção, o que diminui as chances de ocorrem erros durante o processo. (Ascom PMRB)

Sair da versão mobile