Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Prêmio Objetivos de Desenvolvimento do Milênio é lançado em Rio Branco

 Rio Branco sediou, na manhã de ontem, o Seminário de Lançamento da 5ª Edição do Prêmio Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM), no Teatro Plácido de Castro. As metas do evento foram estabelecidas pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 2000, com o apoio de 191 nações. O objetivo é atrair estados e municípios brasileiros para criar métodos de melhoramento dos indicadores sociais do país.

 Podem participar do prêmio as prefeituras e organizações sociais, como ONGs, universidades, fundações, empresas, sindicatos e movimentos sociais. As inscrições são gratuitas e terminam no dia 2 de agosto.

 O lançamento da 5ª edição foi oficializado com a participação do assessor da Secretaria Geral da Presidência da República, José Mauro Cassimiro. Ele explica que serão 60 práticas. Destas, apenas 30 podem ser premiadas, em uma cerimônia que será realizada em Brasília, com a presença da presidenta Dilma Rousseff, no início de 2014. “Todos os projetos inovadores que contribuem com as Metas do Milênio, como acabar com a fome e a miséria, podem ser destaque. Inclusive, na edição passada, Rio Branco foi o vencedor desta categoria. Outros temas também podem ser abordados, como educação, mortalidade infantil, saúde da mulher, igualdade de gênero e questões do meio ambiente. Qualquer projeto inovador que corresponda ao ODM pode se inscrever”, orienta.

 Segundo o secretário estadual de Desenvolvimento Social, Antônio Torres, o Acre está com uma cobertura de pelo menos 94% das famílias em situação de vulnerabilidade. Ainda de acordo com o gestor, o Estado já superou quase 70% da extrema pobreza. “Nosso papel é fortalecer o trabalho da assistência social, garantindo o acesso aos serviços na área da saúde, educação e moradia”.

 O Acre teve destaque nacional em 2011 na mobilização para o lançamento do Prêmio ODM. No ano seguinte, um projeto derivado da Casa Rosa Mulher foi premiado, recebendo também o reconhecimento da presidenta Dilma Rousseff.

 A coordenadora executiva da Central de Articulação das Entidades de Saúde (Cades), Elisama Lima, que faz parte do núcleo de mobilização para o evento, afirma que uma comissão irá a cada município do Estado, para fazer os convites. “O objetivo desta edição é tornar o ODM municipalizado. Os prefeitos vão ter que se envolver. Afinal, as pessoas vivem nas cidades”.
Movimento no Brasil – Lançado em 2004, o prêmio visa dar visibilidade e reconhecer projetos que ajudam o país a cumprir as Metas do Milênio. Nas 4 edições anteriores foram apresentados 5.097 projetos, dos quais 80 foram premiados.

Sair da versão mobile