X

Sindmed fará visitas a hospitais, em protesto contra importação de médicos

 O Sindicato dos Médicos do Acre (Sindmed-AC) anunciou, nesta terça-feira (30), que irá fazer visitas às unidades de saúde do Estado como forma de protestar contra a contratação de profissionais de outros países sem que eles precisem passar pela prova de revalidação do diploma. De acordo com o presidente do sindicato, José Ribamar, a primeira ação deve ocorrer nesta quarta-feira (31).

 Segundo Ribamar durante as visitas o sindicato irá tentar ‘alertar’ os médicos e usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) sobre a situação. “A mobilização dos médicos visa mostrar essa situação que vivemos, de falta de estrutura, falta de condições de trabalho e de uma melhor distribuição de médicos pelo país”, salienta.

 O representante dos médicos diz ainda que a presidente Dilma Rousseff estaria agindo de forma autoritária, pois, ele acredita que ela não está dando ouvidos às reclamações dos médicos.

Falta de estrutura
 José Ribamar diz ainda que não vai ser apenas com a contratação de médicos estrangeiros que os problemas da saúde serão solucionados. “18 mil se inscreveram no programa Mais Médicos, isso mostra que não faltam profissionais, derrubando o argumento da Dilma [Rouseff] que faltam médicos. Os médicos estão no Brasil, mas estão mal distribuídos”, diz.

 Ribamar argumenta também que essa ausência de médicos no interior do país ocorre por causa da falta de estrutura das unidades de saúde. “Achamos que a falta de estrutura desestimula o profissional a trabalhar no interior. Os médicos não vão para o interior, não porque não querem, mas porque não tem condições de trabalho”, acusa.

 O médico aponta uma série de falhas que estariam ocorrendo em hospitais no interior do Acre. “Falta receituário, estetoscópio. a forma de contratação é precária. Por isso, cidades como Acrelândia, Porto Acre  e Vila Campinas não conseguem fixar médicos”, denuncia. (G1- AC )

Categories: Geral
A Gazeta do Acre: