X

Sinplac realiza assembleia com professores na próxima segunda

O Sindicato dos professores Licenciados do Acre (Sinplac) realizará uma assembleia geral com a categoria na frente do Palácio do Governo, às 9h da próxima segunda-feira, para apreciar a última proposta encaminhada pelo governo e o encerramento ou não da greve.

Dos 30 dias de mobilização, foram realizadas cerca de 15 reuniões entre o comando de greve e a equipe técnica da Secretaria de estado da Educação (SEE), que apresentou quatro respostas oficiais.

A diretoria do Sinplac planeja apresentar para a categoria as propostas e as datas que deverão ser implementadas, entre elas estão à incorporação da Valorização e Desempenho Profissional (VDP) para professores licenciados; a antecipação da progressão (‘puladinha’) de letra em janeiro de 2014 para professores e funcionários; o aumento salarial dos provisórios de R$ 1.508, 21 para R$ 1.809,86 em maio de 2014; e o reenquadramento na última letra de todos os professores e funcionários que tenham idade e tempo de contribuição em maio de 2014.

A negociação salarial entre sindicato e equipe de governo acontecerá em novembro deste ano. A meta é reivindicar os 15% aprovados em assembleia pela categoria.

“Ficou acordado que a negociação salarial ficaria para novembro, porque eles alegaram que seria possível verificar apenas em novembro o comportamento das transferências dos recursos federais que serão utilizados para a Educação”, informou o diretor do Sinplac, Edileudo Rocha. O Sinplac tenta negociar com a Prefeitura de Rio Branco e com a SEE desde dezembro de 2012. As propostas apresentadas foram aprovadas em assembleias realizadas entre o ano passado e este ano.

Categories: Geral
A Gazeta do Acre: