27 de fevereiro de 2026
Jornal A Gazeta do Acre

GAZETA 93,3FM Ouça agora

Sem resultados
View All Result
  • Capa
  • Últimas Notícias
  • POLICIA
  • Geral
  • POLÍTICA
  • Colunas & Artigos
    • Roberta D’Albuquerque
    • O prazer é todo meu
    • Marcela Mastrangelo
    • Beth Passos
    • Tributarista do Acre
    • Além da Caloria
  • Social
    • Márcia Abreu
    • Giuliana Evangelista
    • Beth News
    • Jackie Pinheiro
    • Roberta Lima
    • Gazeta Estilo
  • Publicações Legais
    • Publicações Legais
    • Comunicados
    • Avisos
    • Editais
Jornal A Gazeta do Acre

GAZETA 93,3FM Ouça agora

27 de fevereiro de 2026
Sem resultados
View All Result
Jornal A Gazeta do Acre
Sem resultados
View All Result

Telexfree tenta mudar regime para permitir que divulgadores se tornem sócios da empresa

A Gazeta do Acre por A Gazeta do Acre
20/07/2013 - 15:10
Manda no zap!CompartilharTuitar

 Bloqueada por suspeita de ser uma pirâmide financeira, a Telexfree busca uma mudança que a permitirá transformar seus revendedores em sócios. O advogado da empresa, entretanto, diz que a medida apenas busca dar mais transparência aos negócios.

 A Telexfree informa comercializar pacotes de telefonia via internet (VoIP) por meio de mar-keting multinível que conta com entre 450 mil a 600 mil revendedores, chamados de divulgadores. Desde 18 de junho, as contas da empresa, incluindo o dinheiro investido por eles, estão bloqueadas por decisão judicial . A empresa sempre negou irregularidades .

 Desde então, vários divulgadores já têm entrado com processo contra a empresa para tentarem ter acesso aos recursos. O Ministério Público do Acre (MP/AC), autor do pedido de bloqueio, também solicitou à Justiça a devolução de todo o dinheiro investido, mas reconhece possivelmente nem todos receberão as verbas de volta .

 Nos últimos dias, os representantes da Ympactus Comercial – razão social da Telexfree – fizeram duas solicitações à Junta Comercial do Espírito Santo com o objetivo de transformar a empresa de uma limitada (Ltda.) em uma sociedade anônima (S/A).

 “É uma das medidas para dar mais transparência. A sociedade anônima exige uma exposição maior, em relação até à publicação de balanços e a auditorias da Comissão de Valores Mobiliários (CVM)”, diz ao iG  o advogado Horst Fuchs, que representa a Telexfree.

 Ao mesmo tempo, a mudança permitirá que a Telexfree convide seus divulgadores a se tornarem sócios da empresa – convertendo, hipoteticamente, o dinheiro que têm lá bloqueado em ações.

RECEBA NOTÍCIAS NO CELULAR

 O que muda para o divulgador  – Para o promotor Saint’Clair Nascimento Jú-nior, do MP do ES, a manobra é exatamente essa. “Acredito que o passo seguinte seria levar os investidores [divulgadores] a adquirirem cotas das empresas. Seria uma nova etapa. Eles já bloquearam, inclusive, o acesso de todos às informações sobre suas contas”, diz Nascimento Júnior. “De consumidores, eles seriam transformado em cúmplices”.

 Integrante do escritório Peixoto e Cury Advogados, José Nantala Bádue Freire lembra que é muito mais difícil para um sócio conquistar, na Justiça, o pagamento de verbas que julga lhe serem devidas.

 “Numa empresa limitada, o terceiro [quem não é sócio] que entrar com uma ação para dizer que foi enganado consegue reaver seu dinheiro. Numa S/A, ele deixa de ser um terceiro para se tornar sócio. Juridicamente, ele perde o direito de dizer que foi enganado”, afirma.

 Nascimento Júnior também argumenta que, no caso de uma S/A, é mais difícil alcançar o patrimônio dos sócios para ressarcir eventuais lesados pelo negócio.

 Contas serão desbloqueadas – O diretor da empresa, Carlos Costa, afirmou que o bloqueio do acesso às contas dos divulgadores – o cha-mado backoffice – foi feito em razão de um ataque de hackers, e prometeu que a situação estaria normalizada já na quinta (19). Costa também negou qualquer irregularidade nas atividades da empresa e disse que ela está pagando “o preço por sermos pioneiros”. (Vitor Sorano / Portal iG/SP)

Rejeitada reclamação contra Tribunal do Acre relacionada à Telexfree
 O ministro Gilson Dipp, vice-presidente do Superior Tribunal de Justiça (STJ) no exercício da Presidência, extinguiu uma reclamação ajuizada contra o Tribunal de Justiça do Acre (TJ/AC) em ação relacionada à Telexfree. A reclamação foi proposta por particular e não pela empresa Ympactus Comercial Ltda. ME, representante da marca.

 A Ympactus teve as atividades suspensas e ativos bloqueados em ação cautelar preparatória de ação civil pública movida pelo Ministério Público do Acre (MP/AC). Contra essa decisão, apresentou agravo de instrumento, que teve efeito suspensivo rejeitado pelo TJ/AC.

 A empresa sustenta, na origem, atuar desde 2012 segundo as leis nacionais, tendo até agora desenvolvido seus serviços com alto grau de satisfação entre usuários e divulgadores. Afirma que o MPAC teria ajuizado a ação preparatória com base em ocorrências isoladas registradas no Procon local.

 No início do mês, a ministra Isabel Gallotti também rejeitou medida cautelar requerida pela Ympactus, mantendo suspensas as operações da Telexfree.

 Reclamação – A reclamação, porém, não foi requerida pela Ympactus, mas por um advogado em nome próprio. O ministro Gilson Dipp, no entanto, esclareceu que a medida pretendida seria absolutamente incabível, por buscar fazer valer não a autoridade de uma decisão do STJ, mas, supostamente, sua jurisprudência.

 Conforme a Constituição Federal, a reclamação para o STJ é o meio de preservar sua competência jurisdicional e garantir a autoridade de seus julgamentos. Pelo regimento interno da Corte, pode ser apresentada pelo MP ou pela parte interessada.

 No caso da Telexfree, o vice-presidente do STJ explicou que o advogado buscava fazer valer o que, no entender do advogado, seria a jurisprudência do Tribunal. Como a reclamação não é o meio para isso, o pedido foi extinto, por manifesto descabimento. (Agência STJ)

Siga 'A Gazeta do Acre' nas redes sociais

  • Canal do Whatsapp
  • X (ex-Twitter)
  • Instagram
  • Facebook
  • TikTok



Anterior

Acre deve sofrer um das maiores ondas de frio desta década, prevê meteorologista

Próxima Notícia

Defesa de Osmir Neto acusa Polícia Civil de ser ‘omissa’ em inquérito

Mais Notícias

Senac-cursos-2
Destaques Cotidiano

Senac encerra nesta sexta inscrições para seletivos com salários de até R$ 5 mil

27/02/2026
Foto: Arquivo Pessoal
5º destaque

Curta “Minha Pele Preta em Terra Verde” é exibido em Rio Branco

27/02/2026
Gás do Povo: Cruzeiro do Sul divulga locais para retirada de botijão gratuito; veja lista
Destaques Cotidiano

Gás do Povo: Cruzeiro do Sul divulga locais para retirada de botijão gratuito; veja lista

27/02/2026
Foto:  Tânia Rêgo/Agência Brasil
1º destaque

Concurso do IBGE no Acre terá portões abertos às 4h30 da manhã neste domingo, 1º

27/02/2026
O lutador diz estar confiante para a disputa do título. Foto: Reprodução
6º destaque

Bruno Mutante disputa cinturão dos médios em evento de MMA neste sábado em Cruzeiro do Sul

27/02/2026
Fotos: Matheus Gomes-Secom/ Prefeitura de Brasiléia
Geral

Brasiléia tem redução de quase 90% dos casos de dengue e intensifica ações nos bairros

27/02/2026
Mais notícias
Próxima Notícia

Defesa de Osmir Neto acusa Polícia Civil de ser ‘omissa’ em inquérito

Acre ainda não possui estrutura para tratar pessoas com transtornos mentais nos presídios

Jornal A Gazeta do Acre

© 2022 - Todos os direitos reservados. A Gazeta do Acre

  • Expediente
  • Fale Conosco

Sem resultados
View All Result
  • Capa
  • Últimas Notícias
  • Polícia
  • Geral
  • Política
  • Colunistas & Artigos
    • Roberta D’Albuquerque
    • O prazer é todo meu
    • Marcela Mastrangelo
    • Beth Passos
    • Tributarista do Acre
    • Além da Caloria
  • Social
    • Márcia Abreu
    • Giuliana Evangelista
    • Beth News
    • Jackie Pinheiro
    • Roberta Lima
    • Gazeta Estilo
  • Publicações Legais
    • Publicações Legais
    • Comunicados
    • Avisos
    • Editais
  • Receba Notícias no celular
  • Expediente
  • Fale Conosco

© 2022 - Todos os direitos reservados. A Gazeta do Acre