O prefeito Marcus Alexandre lançou ontem, 2, o Censo Previdenciário 2013, em ato realizado no auditório da Prefeitura de Rio Branco que contou com a presença de vereadores, gestores e lideranças dos servidores municipais. O atendimento aos funcionários para o censo começa no dia 15 de julho em 35 unidades de coleta de dados. A professora Maria Célia de Souza, uma das mais antigas da Prefeitura, é a garota-propaganda da campanha publicitária.
O censo será realizado com o Sistema de Gestão Previdenciária (Siprev/Gestão) disponibilizado pelo Ministério da Previdência Social, cujos dados consolidam as políticas de valorização do funcionalismo público municipal, assegurando os benefícios previdenciários e proteção às famílias dos servidores.
Com o censo, o prefeito segue cumprindo compromissos assumidos no plano de governo. No começo do ano, por exemplo, Marcus Alexandre sancionou a Lei nº 1.963/2013 que criou o Instituto de Previdência dos servidores do município de Rio Branco (Rbprev), objetivando, sobretudo, instituir um regime de previdência forte e com a autonomia necessária para administrar os recursos que garantirão as futuras aposentadorias e pensões dos servidores. Nesse contexto, a Câmara de Vereadores doou ao sistema previdenciário o terreno onde durante anos funcionou a sede do Legislativo Municipal, no Centro de Rio Branco. O imóvel será transformado em um ativo econômico visando fortalecer o Fundo Previdenciário.
O presidente do Rbprev, Márcio Oliveira, apresentou a campanha e seus materiais para divulgar o censo que visa, principalmente, atualizar a base cadastral dos servidores, inclusive daqueles que estão cedidos, afastados e licenciados. Além do mais, lembrou Márcio Oliveira, a atualização nos cadastros fornecerá dados mais sólidos para subsidiar os estudos atuariais futuros, de forma a fortalecer o equilíbrio financeiro e atuarial do Regime Próprio de Previdência Social.
Os trabalhos começam pela Secretaria Municipal de Cidadania e Assistência Social (Semcas). “Esses dados são importantes para tudo na Prefeitura”, afirmou Márcio, que também apresentou as conquistas e avanços do Rbprev em 2013.
O Rbprev e a Secretaria Municipal de Administração (Sead) coordenarão esse censo até o dia 12 de novembro trabalhando para que os dados dos 4,2 mil servidores efetivos (dos quais 1,6 mil são vinculados à Secretaria Municipal de Saúde e 1,4 mil à Secretaria Municipal de Educação) sejam adequadamente coletados e efetivamente armazenados nessa importante base de dados. “O servidor tem de trabalhar com tranquilidade e não ficar preocupado com o futuro, se está seguro ou não”, disse o prefeito.