Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

PEC dos Soldados da Borracha deve ser votada até o início de agosto, garante Henrique Alves à Perpétua

perpetua-soldados A deputada Perpétua Almeida (PCdoB/AC) questionou a Mesa Diretora da Câmara o motivo da retirada, pela 2ª vez, da Proposta de Emenda à Constituição 556/2002, que visa equiparar os vencimentos dos Soldados da Borracha com os ex-combatentes da 2ª Guerra Mundial.

 “Neste momento, eles estão ouvindo à TV Câmara e esperam uma resposta de Vossa Excelência, que ficou de pautar para esta semana a PEC dos Soldados da Borracha, que teve a concordância de todos os Líderes da Casa”, cobrou a parlamentar comunista, em tom de irritação.

 Ela lembrou que a maioria dos Heróis da Pátria já se encontra com mais de 80 anos e esperam uma resposta do governo brasileiro sobre o assunto. A PEC (556/2002) é da então deputada Vanessa Grazziotin (PCdoB/AM), atualmente senadora, e estava pronta para entrar na pauta do plenário.

 O presidente da Câmara Federal, deputado Henrique Eduardo Alves (PMDB/RN), informou a parlamentar acreana que o líder do governo na Casa, deputado Arlindo Chinaglia (PT/SP), pediu um prazo para que a matéria fosse apreciada.

 “Não se trata de pautá-la, mas de aprová-la. Se não tivermos o apoio do líder do governo, poderemos ter dificuldade na sua votação”, disse o presidente da Câmara, que acrescentou: “como vossa excelência, eu quero aprovar esta matéria”.

 Henrique Alves garantiu à Perpétua levar em votação a matéria até o começo de agosto quando o a bancada do governo já terá uma posição em relação à proposta encabeçada na Câmara pela parlamentar.

 “O início de agosto é o prazo máximo para que a liderança do governo traga a sua posição. Aí votaremos de uma maneira ou de outra, assegurando, portanto, com um pouco de cautela, o quórum necessário para a aprovação”.

 Ele finalizou sua fala parabenizando Perpétua Almeida por sua luta em defesa dos milhares de homens e mulheres que vieram para a Amazônia ajudar no esforço de guerra, período em que ficou conhecido a 2ª Guerra Mundial.

Sair da versão mobile