Pular para o conteúdo

Perpétua Almeida defende que Revalida seja realizado em todas as capitais brasileiras

 A deputada federal Perpétua Almeida (PCdoB) propôs, durante encontro realizado na tarde desta quinta-feira, 25, com estudantes que cursam Medicina na Bolívia, que o Revalida seja um exame realizado em todas as capitais brasileiras. O Revalida é uma iniciativa apresentada pela presidenta Dilma Rousseff para que médicos formados no exterior tenham seus diplomas revalidados no Brasil.

 Atualmente, os médicos recém formados no exterior realizam as provas em Manaus/AM e seguem para Brasília. No entendimento da parlamentar, isso torna o processo ‘inviável e antidemocrático’, pois limita o acesso a todos os estudantes.

 “É necessário discutir muita coisa. Umas delas é que os médicos formados no Mercosul não entram no Revalida. A própria presidenta Dilma afirma que tal exame é para os médicos que já tem especialização”, disse a parlamentar acreana.

 Ainda de acordo com a deputada, outra medida que ela irá propor é o fortalecimento do curso de Medicina da Ufac para que a universidade possa realizar as provas de revalidação aqui no Estado.

 “É necessário criar um programa de revalidação no nosso Estado. Estamos alocando emendas à Ufac para vermos de que modo podemos contribuir para o fortalecimento do curso de Medicina e a posterior revalidação de diplomas de médicos formados na Bolívia”, finalizou a parlamentar.

 Na oportunidade também foi discutido o Programa Mais Médico lançado pelo Governo Federal recentemente e que visa a contratação de médicos, inclusive estrangeiros, para atuarem no interior do Brasil e nas regiões periféricas das grandes cidades.