O presidente do Tribunal Regional Eleitoral (TRE/AC), desembargador Samoel Evangelista, se reuniu na manhã da última quarta, 3, com deputados estaduais na sala de reuniões da Aleac. Ele foi apresentar aos parlamentares o Sistema de Recadastramento Biométrico.
Os eleitores de Rio Branco terão até março de 2014 para fazerem o recadastramento. Evangelista pediu empenho dos parlamentares em mobilizar a população a atender o prazo estipulado pelo TRE/AC. Ele explicou, ainda, que caso não tenha se atinja o índice de 80% de eleitores da Capital cadastrados, o método seguirá valendo normalmente.
“O recadastramento biométrico é mais uma ferramenta do TSE que, aliado às urnas eletrônicas, trará mais segurança ao processo eleitoral. O prazo para a regularização de todos os municípios brasileiros é até 2018”, disse o presidente do TRE/AC.
Em Rio Branco devem fazer o recadastramento 230 mil eleitores. Evangelista explanou aos parlamentares que, até o momento, foram recadastrados um quantitativo de 23 mil eleitores. Isso representa 10% do eleitorado.
Entretanto, ele ressaltou que para atingir a meta é necessário atender 900 pessoas por dia. Nesse sentido, 2 postos de atendimento estão funcionando. Um na Avenida Ceará, próximo ao Procon, e o outro próximo à sede do Tribunal Regional Eleitoral, na BR-364. Ele deixou claro que o eleitor que não fizer o recadastramento biométrico ficará impossibilitado de votar em 2014. “O eleitor que não fizer esse recadastramento ele não votará”, disse Samoel Evangelista.
Na oportunidade, o presidente do TRE/AC lançou na Casa Legislativa um núcleo de atendimento para a realização do recadastro aos funcionários do poder Legislativo, além de atender a funcionários do Judiciário que trabalham próximo à Aleac. O atendimento será até a próxima quarta-feira, 10.