X

Porto Acre recebe entrega de ônibus escolares e tablets educacionais pelo Governo do Estado

 Dando continuidade ao apoio para o ensino com novas ferramentas tecnológicas e para o transporte escolar estadual, o Governo do Estado realizou na tarde desta sexta-feira, 23, no município de Porto Acre, a entrega de cinco novos ônibus escolares, e de 94 tablets educacionais para os professores de Ensino Médio.

 Em todo o Estado, serão destinados mais de dois mil tablets para os educadores, realizando uma ação que faz parte do projeto Educação Digital, do Ministério da Educação (MEC), com recursos do Plano de Ações Articuladas (PAR) em um investimento total de R$ 857 mil.

 Os membros da comunidade presentes no evento receberam com muito entusiasmo o governador Tião Viana, que compareceu junto com a equipe da Secretaria Estadual de Educação e Esporte (SEE), tendo recepção realizada por um coral em libras dos estudantes de Ensino Fundamental e uma pintura feita pelos alunos entregue como presente de agradecimento ao governador.

 “É uma alegria ver uma comunidade com tantos jovens, e com jovens cheios de vida. Esperamos que nossas ações continuem beneficiando muitos acreanos e incentivando a vida escolar da juventude acreana”, enfatizou Tião Viana.

 Os tablets entregues pelo governo do Estado são equipados com conteúdos educacionais, aplicativos de comunicação e interação, publicações especializadas, ferramentas de edição de imagens, além de acessar portais educacionais do Ministério da Educação. Os educadores ficam com o equipamento enquanto estiverem lecionando.

 Para a professora Jacimara de Sousa Araújo, a educação do Acre vive um novo momento. “Os professores também são responsáveis por repassar conteúdos atualizados e inseridos com as novas tecnologias. Nossos alunos hoje são inseridos num mundo globalizado. Os tablets representam mais um desafio e aprendizado para os professores da rede pública de ensino”, declarou a professora.

 O secretário municipal de Educação e prefeito em exercício, Samuel Bequer, agradeceu os investimentos no município e disse que, “independente de partido político, o Governo do Estado tem estado disposto a ajudar este e outros municípios”.

 Os ônibus fazem parte da frota de 92 veículos destinados a 13 municípios acreanos, tendo sido investidos quase R$ 21 milhões para a aquisição dos veículos por meio de convênios entre Governo do Estado e MEC, integrando o Plano Nacional de Transporte Escolar e o programa Caminhos da Escola.
 
 A presidente do grêmio da escola de Ensino Médio Edmundo Pinto, Euslane Araújo, que mora a 14 quilômetros da escola, agradeceu pelos novos veículos escolares. De acordo com a aluna, “nosso ramal hoje é asfaltado e, agora, não tem mais desculpa para não comparecer às aulas. A evasão escolar diminuiu e o nosso desempenho melhorou, fatos comprovados nas avaliações escolares”.

 Também presente na cerimônia, o secretário de Estado de Educação e Esporte, Daniel Zen, que destacou “que não há jeito melhor de encerrar a semana do que ver como as ações educacionais que tem beneficiados muitos acreanos. Temos percorrido os 22 municípios fazendo o que é possível na tentativa de melhorar cada vez mais a educação, oferecendo respeito, dignidade e o direito de vir de nossos alunos, tudo isso, sem se esquecer de adequar o ensino às novas tecnologias”. Concita Cardoso e Astorige Carneiro/Assessoria SEE)

Categories: Gazetinhas
A Gazeta do Acre: