Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Com queda de 25%, fumantes representam agora só 15% da população de Rio Branco

 Ontem, 29 de agosto, foi o Dia Nacional de Combate ao Fumo. E Rio Branco teve o que comemorar na data, pelo menos no que diz respeito as suas estatísticas de fumantes. Conforme a pesquisa ‘Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico’ (Vigitel), a mesma que apontou que a capital acreana é a que mais têm pessoas com excesso de peso do país, Rio Branco teve uma queda de 25% (um quarto) no número de pessoas que fuma.

 Com efeito, em 2006, a Vigitel indicava que cerca de 20% da população acima de 18 anos de Rio Branco fumava. Já 6 anos depois, em 2012, a mesma pesquisa aponta que o número de fumantes representa apenas 15% da população adulta da cidade.

 Com a queda de 25% computada, o Acre seguiu de perto – e até um pouco acima – uma tendência nacional de redução de fumantes. Em todo o país, a diminuição registrada foi de 20%. Para o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, esta redução é fruto de um conjunto de medidas adotadas pela área de Saúde para conscientizar as pessoas sobre os riscos do cigarro, além de reforço no tratamento aos que já são fumantes. Já por aqui, estas mesmas ações preventivas, combinadas com leis municipais que proíbem o cigarro em locais de ambientes fechados, contribuiu drasticamente para esta queda no número de fumantes.

 Os homens ainda são os que mais fumam por aqui, apesar de, nos últimos 6 anos, eles terem sido os que mais baixaram o seu índice de fumantes. Em 2006, a Vigitel atestava que 26% dos homens fumavam, enquanto nas mulheres este percentual era de 16% (10 pontos percentuais a menos). Já na nova edição da pesquisa, o índice de homens fumantes caiu para 19% (queda de 7 pontos). O das mulheres fumantes, por sua vez, reduziu para 11% (5 pontos a menos).

 Já em se tratando do fumo passivo, Rio Branco apresentou uma frequência de fumantes passivos no domicílio de 12%, dos quais 11% são homens e 13% mulheres. A Capital que possui mais adultos que fumam passivamente é Porto Alegre/RS, cujo percentual é de 18%.

 Por sua vez, a frequência entre pessoas que fumam 20 ou mais cigarros por dia em Rio Branco (isto é, aqueles que não são fumantes passivos e sim compulsivos) é de 5%. Dividindo este grupo por gênero, 6% são homens e 4% são mulheres.

Sair da versão mobile