Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Começa campanha para atualizar a carteira vacinal das crianças menores de 5 anos

zegotinha 
Com muita diversão e distribuição de guloseimas as crianças foram recebidas no lançamento da Campanha de Multivacinação, realizada na manhã de sábado, 24, no Centro de Saúde Cláudia Vitorino. Na solenidade estavam presentes o prefeito de Rio Branco Marcus Alexandre, a secretária de Estado de Saúde Suely Melo, a secretária Municipal de Saúde Alexandrina, além de técnicos, gerentes e coordenadores de departamentos e áreas técnicas da saúde estadual e municipal.

 A Campanha é nacional e ocorre no período de 24 a 30 de agosto, ocasião em que estarão sendo oferecidas todas as vacinas do calendário básico de vacinação para atualizar o esquema vacinal em crianças menores de cinco anos, visando diminuir o risco de transmissão de enfermidades imunopreveníveis. No Acre a campanha está sendo realizada em todos os municípios, com busca ativa do público alvo, nos lugares onde o acesso é difícil.

 Suely Melo disse que reconhece que fazer imunização na Região Amazônica não é fácil devido à dificuldade de acesso, porém afirma que o poder público está fazendo sua parte para que todas as crianças dentro da faixa etária recomendada não fiquem sem receber a vacina e, pediu ainda, que os pais fiquem atentos a importância da vacina para garantir a saúde de suas crianças.

“Precisamos sensibilizar os pais e responsáveis de crianças menores de cinco anos, bem como a sociedade em geral, para que atualizem a carteira vacinal de seus filhos. Temos um cardápio enorme de vacina que pode fazer com que as nossas crianças não adoeçam”, alerta Suely.

 O governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Saúde disponibilizou para a campanha mais de 1.500 profissionais, distribuídos em 305 postos fixos e móveis, além de 183 transportes – carros, motos, barcos e outros.

 Será feita vacinação em domicílio para a população rural, mobilização social em conjunto com programas de agentes comunitários de saúde e programa saúde da família, monitoramento rápido de cobertura vacinal para identificação de faltosos pelos agentes de saúde e acompanhamento de eventos diversos associados temporalmente à vacinação.

 Para Marcus Alexandre esse é um momento especial. É uma oportunidade dos pais atualizarem a carteira vacinal dos filhos e garantir que eles tenham um futuro saudável. O prefeito agradeceu a iniciativa dos pais que estavam presentes e falou que o Brasil já avançou muito em relação à vacinação, não sendo possível admitir que as crianças fiquem doentes, quando isso pode ser evitado por meio da vacina.

Sair da versão mobile