Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Comerciantes da Via Chico Mendes reclamam da falta de coleta de lixo

Comerciantes, moradores e quem precisa passar pela Via Chico Mendes, no bairro Vila Acre, reclama do lixo nas calçadas e na própria rodovia. Segundo informações há pelo menos duas semanas não existe a coleta de lixo no local. A Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (Semsur) nega qualquer irregularidade.

Em frente ao comércio de Raimundo Souza uma montanha de lixo se forma e segundo ele, tem prejudicado o movimento no local. “Ninguém aguenta ficar aqui fora, por causa do mau cheiro. Como o carro de lixo não passou esses dias, algumas pessoas aproveitam e depositam o lixo aqui na frente”, afirma.

Wiliane Furtado, que trabalha numa sorveteria, explica que para evitar que os cachorros rasguem os sacos, o lixo está sendo guardado no quintal de casa. “Colocamos sacos na calçada de manhã, tem dia que o carro passa, quando ele não passa nos colocamos os sacos no quintal”, explica.

De acordo com o Secretário Municipal de Serviços Urbanos (Semsur), Kellyton Carvalho, a coleta está sendo feita normalmente. O problema é que algumas pessoas estão jogando entulho misturado a lixo doméstico nas proximidades do Parque Chico Mendes.
“As pessoas precisam entender que as empresas não recolhem entulhos, apenas lixo doméstico e a situação no Vila Acre e no Santa Maria já é de conhecimento da Semsur, tanto que no início da semana, educadores ambientais estiveram no local, conscientizando os moradores e comerciantes”, explicou o secretário.

Após o período de conscientização, Kellyton afirma que quem for identificado jogando lixo doméstico ou entulho nas margens da rodovia, poderá ser notificado e até multado.

Além disso, Kellyton destacou que existem equipes de fiscalização diária em todas as regionais da cidade monitorando a coleta de lixo. “Quando existe algum problema advertimos a empresa que imediatamente tentar resolver o problema”, garante.

Sair da versão mobile