X

Despejados do Santa Mônica montam barracos na margem da Estrada Irineu Serra

 Depois de serem retirados da área de terra no Loteamento Santa Mônica, na semana passada, famílias inteiras estão se estabelecendo a beira da Estrada Irineu Serra. Mais de 10 barracos foram montados desde a última quinta-feira, 22. São quase 250 famílias que afirmam não ter onde morar e muito menos como pagar aluguel. Na manhã desta sexta-feira, 23, o Ministério Público Estadual esteve no local para cadastrar as famílias.

 Raquel Thaumaturgo afirma que não tem para onde ir. “Morava de aluguel depois vim para cá e depois que tiraram a gente, não tenho para onde ir. Tenho cadastro para as casas do governo e até hoje não fui contemplada, nem mesmo pra entrevista”, desabafa.

Nos barracos, ocupados por homens, mulheres e crianças, existem redes atadas e churrasqueiras acesas. Segundo invasores, a retirada ocorreu sem ordem judicial. “Eles tiraram a gente sem mandado judicial. Só nos mostraram um mapa com uma linha imaginária”, denunciam.

Outra invasora que preferiu não se identificar denunciou que os barracos foram derrubados com os pertences dos moradores dentro. Mas, de acordo com o diretor do departamento de Fiscalização Urbana, Wilton Sales, a ação é fruto do que está na lei.

“Essa área pertence a Área de Proteção Ambiental do Irineu Serra e portanto é uma área de preservação ambiental. Vários crimes ambientais já foram cometidos aqui. O próprio Ministério Público nos cobrou uma ação sobre essa invasão”, confirma o diretor.

Categories: Geral
A Gazeta do Acre: