X

Exposição de Artes Plásticas reúne profissionais do Brasil e do Peru

 Pluralidade é a palavra-chave que define a “Exposição Internacional de Artes Plásticas: Intercâmbio Cultural Peru-Brasil”, aberta na Galeria Juvenal Antunes até o dia 15 de setembro. Com a curadoria de Ulisses Sanchez, Jorge Rivasplata, Dalmir Ferreira e Darci Seles, a mostra reúne cerca de 50 obras produzidas na região e no país vizinho – entre novos artistas e nomes já consagrados -, abrangendo uma variedade de temas e técnicas, como óleo sobre tela, nanquim e pintura digital mista.

 A ação é fruto da parceria entre o governo do Estado, por meio da Fundação Elias Mansour (FEM), com as Associações dos Artistas Plásticos do Acre (Aapa) e do Departamento de Madre de Dios, no Peru. “Ousados, estes artistas se juntam num abraço fraterno e trazem as visões atávicas de seus mundos amazônicos, certos de que se trata de um gesto de aproximação comum aos que experimentam o crescimento sadio da consciência”, explica o curador Dalmir Ferreira.

 Estreia – O contato de Nilmara Almeida com as artes plásticas aconteceu sem grandes pretensões. “Sempre gostei da área, mas nunca tinha produzido nada do tipo” recorda. Para o bem, ela realmente acabou se identificando com a experiência e desde então, há um ano e meio, participa de cursos de capacitação no Ponto de Cultura Ateliê Livre, no Sesc Centro, que é administrado pela Aapa, com recursos da FEM.

 O talento e a dedicação renderam convite para que a moça também tivesse o seu trabalho exposto na galeria, algo que nem havia passado pela sua cabeça. “É uma experiência muito gratificante que vai fazer parte da minha história como profissional relacionada às artes. É um grande privilégio participar deste momento”, revela. Feliz com a estreia, Nilmara pretende continuar produzindo para que futuramente possa montar a sua própria exposição.

 Serviço: Exposição Peru-Brasil – Galeria de Arte Juvenal Antunes (FEM) – Rua Senador Eduardo Assmar, 1291 – Calçadão da Gameleira – Exposição aberta de segunda a sexta-feira, das 8h às 20h, e aos sábados, das 16h às 20h – Entrada franca.

Categories: Geral
A Gazeta do Acre: