X

Governador entrega ônibus escolares e autoriza construção de 16 escolas indígenas

 Em municípios da Amazônia em que a maioria da população mora na zona rural, chegar à escola pode ser um grande desafio. Na Escola Estadual Iris Célia Cabanellas Zannini, em Assis Brasil, fronteira com o Peru, já aconteceu de alunos faltarem às aulas por vinte dias por falta de transporte escolar adequado para enfrentar os ramais em dias de chuva. É para deixar esse tempo no passado que o governador Tião Viana e sua equipe de governo fizeram um esforço para conseguir, junto ao Ministério da Educação, através do Programa Caminho da Escola, 92 ônibus escolares, alguns com tração nas quatro rodas e outros com acesso para cadeirantes. Nesta segunda-feira, 19, o município recebeu quatro unidades para auxiliar nessa tarefa nobre de transportar as crianças das comunidades até as salas de aula.

 “Nós sempre tivemos muitos problemas em relação ao transporte escolar. Temos aulas em três turnos e trabalhamos com cerca de 300 alunos, que enfrentam dificuldades imensas para chegar até a escola. Muitas vezes os alunos perdem conteúdo e a escola não tem outras estratégias para reparar essas perdas, e isso tem prejudicado nosso desempenho na avaliação do Ideb [Índice de Desenvolvimento da Educação Básica]”, comentou a professora Ivanir de Oliveira.

 O governador Tião Viana explicou que a ação só foi possível com o empenho da presidente. “Aqui é a ajuda da presidente Dilma e do Governo do Acre aos municípios. Nós  fomos lá em Brasília, pedimos apoio e o resultado é este: 92 ônibus que atendem à mudança da qualidade do transporte escolar no Acre todo. Onde olhamos hoje vemos ônibus passando, transportando os nossos alunos com qualidade, segurança e conforto, com tração na rodas, tudo para fortalecer nossa educação”, declarou.

 O prefeito Humberto Filho agradeceu o esforço do governo. “Nós sabemos das dificuldades por que que passa o país com a crise mundial. O povo de Assis Brasil está contemplado. Estamos saindo de uma situação em que os alunos andavam de Toyota para andar em ônibus traçado e o programa Ramais do Povo”.

 De acordo com o secretário de Estado de Educação, Daniel Zen, foram os ônibus adquiridos através do Programa Caminho da Escola, num investimento de aproximadamente R$ 21 milhões. Os veículos foram distribuídos entre 13 municípios. Os que não foram contemplados por essa ação já haviam sido beneficiados diretamente pelo Governo Federal. O programa é voltado para os municípios, mas, com a articulação do governador Tião Viana e da bancada federal, o Ministério da Educação, sensibilizado, firmou convênio para garantir os veículos e melhorar o transporte escolar. (Tatiana Campos)

Categories: Geral
A Gazeta do Acre: