Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Governador entrega tablets para professores públicos de Rio Branco

 Para oferecer aos professores novas ferramentas tecnológicas e melhorar a elaboração dos conteúdos das aulas, todos os professores da rede pública estadual que atuam no ensino médio estão recebendo tablets do Governo do Estado. Na manhã desta quarta-feira, 20, o governador Tião Viana entregou 1.113 equipamentos para os educadores de Rio Branco.

 “A agenda da educação é a maior e mais importante agenda da humanidade. E hoje as condições de ensino mudaram. No meu tempo toda tecnologia disponível era um aparelho de rádio. Hoje, quatro horas de navegação bem orientada equivalem a um mês inteiro em sala de aula. Se não tivemos essa ferramenta, a sala de aula vai perder espaço para o cotidiano”, disse o governador Tião Viana, que se comprometeu destinar 100% dos royalties do petróleo para a educação.

 Em todo o Estado serão entregues 2.411 tablets. Os professores de Cruzeiro do Sul e Assis Brasil já receberam. A ação faz parte do projeto Educação Digital, do Ministério da Educação (MEC), com recursos do Plano de Ações Articuladas (PAR), num investimento de R$ 857 mil.

 “Para quem diz que a educação não avançou e não se desenvolveu e que não está se fazendo nada pelo setor no Acre, a resposta está aqui nesta sala, nesta ação de governo”, disse a presidente do Conselho Estadual de Educação, Iris Célia Cabanellas Zannini.
Segundo o secretário de Educação, Daniel Zen, os professores terão mais condições de preparar as aulas e não ficarão de fora no processo da evolução tecnológica, das novas ferramentas.

 Os professores que receberem os tablets assinarão um termo se responsabilizando pelo equipamento e terão o CPF vinculado. “A escola contemporânea precisa acompanhar os avanços tecnológicos. Vivemos na sociedade da informação e os professores não podem se ausentar desse processo”, disse o vice-prefeito Márcio Batista.

 Os tablets entregues pelo Governo do Estado são equipados com conteúdos educacionais, aplicativos de comunicação e interação, publicações especializadas, ferramentas de edição de imagens, além de acessar portais educacionais do Ministério da Educação. Os educadores ficam com o equipamento enquanto estiverem lecionando.

Sair da versão mobile