Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Governo divulga Nota de Esclarecimento sobre incêndio na Maternidade

Brasao AcreO Governo do Estado do Acre, por meio da Secretaria de Saúde do Estado do Acre, esclarece sobre o fato ocorrido na Maternidade Bárbara Heliodora, em Rio Branco, na noite desta quarta-feira, 7.

 Houve um princípio de incêndio na usina de oxigênio da Maternidade, que imediatamente foi controlado pela equipe de manutenção e Corpo de Bombeiros. Ao mesmo tempo, como medida de prevenção, as crianças internadas foram transferidas de forma segura e com os devidos equipamentos e acompanhamento médico.

 Vinte e cinco crianças foram levadas para outras unidades hospitalares por ambulâncias do Serviço de Atendimento Móvel (Samu): 18 crianças, que estavam internadas nas Unidades de Cuidados Intensivos (UCI) e de Tratamento Intensivo (UTI), foram levadas para a UTI do Hospital Santa Juliana; outras cinco crianças foram encaminhadas para a UTI do Hospital de Urgência e Emergência de Rio Branco (HUERB); e duas crianças para uma das Unidades de Pronto Atendimento (UPA).

 A direção da Maternidade esclarece que a situação de saúde das crianças não foi prejudicada pelo incidente. Todas estão com o quadro de saúde estável.

 O governador do Estado, Tião Viana, esteve na Maternidade, onde visitou a área interditada, e também no Hospital Santa Juliana. Ele se solidarizou com as famílias das crianças, agradecendo também aos voluntários que ajudaram no episódio.

 A direção da Maternidade acionou a área competente para que uma perícia seja feita no local e as devidas providências sejam tomadas. A empresa de manutenção da usina de oxigênio também foi acionada para resolver o problema, garantindo que o local volte ao seu total funcionamento o mais breve possível.

 O Governo do Estado lamenta o incidente e reitera o compromisso de continuar trabalhando pelo melhoramento permanente na qualidade dos serviços de saúde oferecidos à população do Acre.

Suely Melo
Secretária de Estado de Saúde

Sair da versão mobile