Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Grupo de idosos do Cras formam o Pastoril

 Componentes do Grupo de convivência e fortalecimento de vínculos para idosos do Centro de Referência de Assistência Social (Cras) – do bairro Triângulo – Regional 06 de Agosto – formam grupo de dança com a temática do Pastoril, tradicional folclore de cultura popular brasileira. Nesta sexta-feira, 30, o grupo se apresentará pela primeira vez, às 18h, no Arraial da Secretaria Municipal de Cidadania e Assistência Social (Semcas), que acontecerá no Sesc Bosque.

 Em Rio Branco existem 7 unidades Cras que trabalham com famílias de baixa renda, por isso mesmo estão localizadas em bairros estratégicos. A proposta é abranger o maior número de pessoas em atividades sociais e culturais. Neste sentido o Cras do Triângulo nutre a ideia de fortalecer a arte e a cultura dentro do grupo de convivência de idosos, também por meio da dança.

 Envolvidos na ação, estão Maria Cosma Rodrigues Gabriel, coordenadora geral do Cras;  Wirla Castro de Souza Ramos, coordenadora pedagógica da instituição; doze mulheres e um homem que compõem o grupo de convivência; ainda, a colaboração voluntária de Leia do Nascimento, professora de educação física e coreografa do grupo de cultura popular As Pastorinhas do 2º Distrito; e a direta co-participação da professora Guajarina, coordenadora das Pastorinhas do 2º Distrito.

 De acordo com Wirla Castro, o figurino do espetáculo está sendo confeccionado pela Associação de Mulheres do 2º Distrito e a aquisição do material foi comprado com a colaboração de apoiadores que se propuseram a fazer um arraial, o qual vai acontecer no próximo dia 05 de setembro, das 17h30 às 23h, na Quadra Poliesportiva do Triângulo Velho. Na ocasião o grupo fará sua segunda apresentação.

 Cosma, coordenadora geral do Cras, diz que os ensaios estão sendo realizados na Quadra do Triângulo, há aproximadamente um mês; ela explica: “com a ajuda da coreografa Leia, estamos montando um espetáculo simples, de acordo com a faixa etária dos componentes, que são pessoas idosas”. Dona Eunice Braga, presidente da Associação de Moradores do bairro 15, é também uma participante do grupo e diz ter conhecido o espetáculo quando ainda era bem jovem, hoje para ela é uma alegria fazer parte de um Pastoril.  (Mira Margarido / Assessoria)
Pastorinhas do Cras 3Pastorinhas do Cras 4

Sair da versão mobile