Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Instituto Ecumênico Fé e Política convida população para encontro realizado sábado

3 - Ecumenismo - OL O Instituto Ecumênico Fé e Política do Acre (IEFP) convida a população em geral para a reunião cujo tema será história, doutrina e ações sociais da Igreja Adventista. O encontro será realizado no sábado, 24, a partir das 8 até as 12h no auditório da Catedral Nossa Senhora de Nazaré.

 A palestra será ministrada pelo pastor Jairo Naval Mera, capelão do Colégio Adventista e líder da congregação do bairro da Estação Experimental. Na ocasião também serão divulgados mais detalhes sobre o segundo festival de música, realizado no dia 19 de outubro no campus da Universidade Federal do Acre, além do lançamento do curso de pós-graduação de Ciências da Religião em parceira com a Fadisi.

 “Todas essas ações são rea-lizadas devido a parceria com 20 denominação que compõe o instituto. O primeiro Festival Ecumênico de Música Religiosa do Estado do Acre, realizado em 2012, foi um sucesso e este ano as inscrições já estão ocorrendo”, destaca o secretário geral da  IFPE/AC, Manoel Pacífico da Costa.

 Sobre o curso de pós-graduação, Manoel destaca que serão três módulos com aulas quinzenais num total de 360h. O curso deverá começar no primeiro semestre 2014. A princípio serão disponibilizadas 30 vagas.

 No mês passado foi lançada a primeira cartilha da diversidade religiosa para professores, organizada pelo Instituto. “O objetivo do material é fornecer informações referenciadas para docentes do ensino religioso da rede pública do Estado, promover o diálogo inter-religioso e estimular, a partir do ambiente escolar, a tolerância às diversas expressões da fé”, confirma Manoel.

 A receita para trabalhar com tamanha diversidade de culturas religiosas no Estado, segundo Manoel, é lutar contra o preconceito entre elas. O instituto tem a finalidade de promover atividades educativas de caráter ecumênico, a partir da cooperação entre igrejas e instituições religiosas. Passando a ser um espaço para o aprendizado, a realização de seminários, de fóruns e de cursos destinados a construção de um novo modelo de sociedade mais justo e fraterno.

 “No livro de João capítulo 17 versículo 21 Jesus pede para que as pessoas não briguem e nem se dividam que deixem as intrigas de lado. Do mesmo jeito que Ele e o Pai eram uma coisa só, assim também deveriam ser os seguidores. Para que o mundo pudesse acreditar na verdade do que ele estava ensinando”, conclui o secretário geral.

Sair da versão mobile