O prefeito Marcus Alexandre inspecionou neste final de semana, as obras de reforma da Praça do São Francisco, anexa à Igreja de São Francisco. A praça possui 1.618,42 metros quadrados e sua revitalização está orçada em R$99.383,68 em recursos próprios da Prefeitura de Rio Branco.
“Estamos aqui avaliando o trabalho, acompanhando cada detalhe”, disse o prefeito, que propôs melhorias que favorecem ainda mais o projeto original.
Quando estiver pronto, o local contará com uma nova proposta urbanística e paisagística com setorização dos canteiros preservando as árvores existentes, parquinho infantil, pergolado em madeira e o piso existente por um novo em blocos intertravados de concreto. O espaço vai contar com novos mobiliários urbanos: bancos, lixeiras e duas mesas de xadrez e quiosque padronizados para lanche. Está sendo feita também a revisão geral da iluminação e instalação de novos pontos de iluminação estratégicos.
A acessibilidade, uma das marcas da administração do prefeito Marcus Alexandre, também será garantida na praça, por meio de rampas para os cadeirantes e piso tátil para os deficientes visuais.
A reforma, segundo prevê a Secretaria de Obras Públicas, vai garantir que as atividades da igreja, como a festa do padroeiro, no dia 4 de outubro, sejam realizadas em local mais adequado. A missa campal costuma reunir cerca de dez mil pessoas. A Igreja Católica doou a área da praça para o município. A partir disso, a Prefeitura tornou-se responsável pela manutenção do espaço, que também será utilizado para atividades artísticas, culturais e de lazer.
A praça e a igreja contam a história do bairro. A Colônia São Francisco, embrião do bairro homônimo, foi a primeira a ser implantada no Acre, em 1941, projetada pelo engenheiro Pimentel Gomes. Há 66 anos, a igreja foi construída pelo governador do território José Guiomar Santos e foi a primeira dama, Lídia Hames, que levou a estátua de São Francisco para igreja numa grande procissão do dia desse santo.
A expectativa da secretarias de Obras do Município para a finalização das obras da Praça do São Francisco é para o final do mês de setembro, para que na festa do padroeiro, 04 de outubro, a praça esteja completamente revitalizada.