X

Morre Roberto Alves Moura, o maior e mais influente empresário do Acre

 Roberto Moura morreu ontem no Instituto do Coração em São Paulo. O empresário chegou andando no hospital, acompanhado do filho, Marcello Moura, mas teve piora no quadro de saúde. Após quase três horas de tentativa da equipe médica em mantê-lo vivo, o dono do Grupo Recol não resistiu. Faleceu, vítima de um ataque cardíaco fulminante.

 A repercussão foi imediata. No Senado, na Câmara dos Deputados, associações e federações comerciais, políticos e empresários tratavam da morte do empreendedor acreano.

 Roberto Moura nasceu em Tarauacá, no dia 17 de setembro de 1952. Morreu com 60 anos. Iniciou a vida empresarial no início dos anos 80 já morando em Rio Branco. Ao longo dos anos, construiu muitos empreendimentos, aumentou sua influência política e econômica.

 Atualmente, o Grupo Recol era responsável pela geração de mais de mil empregos diretos, divididos entre as empresas Recol Farma, Recol Veículos, Recol Motos, Recol Distribuidora, além da rede de supermercados Pague Pouco, concessionária Kia Motors, TV Gazeta e site A Gazeta.Net.

 O espírito empreendedor do empresário era a marca registrada da sua trajetória. “Ele já estava se planejando para concretizar projetos de integração econômica no Peru”, lembrou o governador Tião Viana, em depoimento à TV Gazeta.

 “Sou uma das pessoas que mais está sofrendo com a morte de Roberto Moura”, lamentou o deputado federal Flaviano Melo, ex-senador e ex-governador do Acre.

 O senador Jorge Viana foi enfático ao admitir: “Ele me ajudou em momentos difíceis”, disse o ex-governador do Acre. “O Acre perdeu um grande acreano, e eu perdi um bom amigo”.

 Os colegas da Associação Comercial do Acre afirmaram que Roberto Moura foi “reconhecidamente um homem de visão e um empreendedor nato”. Em nota, a Acisa lembra ainda que o espírito empreendedor de Moura fez com que ele expandisse seus negócios para estados de Rondônia e Mato Grosso. Moura já foi um dos presidentes da Acisa.

 A Federação do Comércio do Acre também lamentou a morte do empresário. “Destaque-se o espírito visionário de Moura, personalidade que contribuiu para o desenvolvimento do Estado do Acre através dos seus empreendimentos, gerando centenas de empregos e rendas. Uma perda irreparável para todos”, resume o presidente da instituição Leandro Domingos.

 O ex-presidente da Acisa, Rubenir Guerra, declarou que “Roberto Moura era um dos maiores empresários da Amazônia e um amigo de toda hora”, em declaração à TV Gazeta.
Roberto Alves Moura era casado com Suzana Oltramari e deixa nove filhos (Robertha, Sarah, Sanny, Marcello, Katyana, Renata, Raquel, João Davi, Daniel) e 12 netos.


Roberto Moura: empreendedor visionário, muito à frente do seu tempo, deixa nove filhos, netos e uma história de superação e ousadia nos negócios da Rede Recol

Parlamentares manifestam solidariedade à família de Roberto Moura e falam de trajetória do empresário
 Com a notícia da morte do empresário Roberto Moura, na madrugada de ontem, 14, em São Paulo, a repercussão no meio político foi imediata. Diversas autoridades lamentaram a perda inesperada do empresário acreano. Moura era proprietário do grupo Recol e da Rede de Comunicação TV Gazeta e site Agazeta.net.

 O vice-presidente do Senado Federal, Jorge Viana (PT/AC) lamentou a morte do amigo e empresário e afirmou que Moura deixa um legado de dedicação ao Acre. Acrescentou, ainda, que o seu maior exemplo foi a “devoção ao trabalho”, diz o senador:

 “Estou triste porque perdi uma pessoa que me considerava e estabelecia comigo uma relação de verdadeira amizade” e lembrou: “Quando eu mais precisava, lá no começo da minha vida pública, ele foi um dos que mais me ajudou. Roberto era um vencedor , um empreendedor e apaixonado pelo Acre”, disse Jorge Viana.

 Roberto Moura participava de um evento da Volkswagen, em São Paulo, acompanhado do filho Marcello Moura, quando sentiu fortes dores no peito e foi levado às pressas ao Instituto do Coração (Incor). Entretanto, às 4 horas da manhã, o empresário não resistiu e veio a falecer.

 O senador Aníbal Diniz (PT/AC) também lamentou a perda do empresário Roberto Moura. De acordo com o senador acreano, Moura foi um homem de valor que acreditou sempre na capacidade de negócios do Estado e que muito contribuiu para o fortalecimento da economia acreana.

 Sérgio Petecão (PSD/AC) disse que recebeu a notícia da morte de Roberto Moura com tristeza. Ele classificou que Moura não era apenas um empresário, mas um amigo. “Com pesar recebi a notícia do falecimento do empresário e amigo Roberto Moura”, ressalta o senador.

 Na Assembleia Legislativa do Acre a notícia causou reação de todos os parlamentares. Todos que fizeram uso da tribuna lamentaram a morte do empresário acreano. O deputado Edvaldo Souza (PSDC) lembrou a trajetória de Roberto Moura e visivelmente emocionado pediu ao presidente da Casa, deputado Élson Santiago (PEN) que suspendesse a sessão logo após o pequeno expediente.

 O pedido foi acatado pela Mesa Diretora que anunciou que não haverá sessão nesta quinta-feira, 15. O corpo do empresário está sendo velado no hall de entrada do parlamento acreano.

* DEPOIMENTOS


Senador Aníbal Diniz (PT/AC)
 “Ele era um empresário muito bem sucedido. Sem dúvida um homem de sucesso e as pessoas de sucesso são referência. Uma pessoa que tinha seu ponto de vista a respeito da sociedade e todos os seus investimentos no Estado do Acre geravam muitos empregos ao povo acreano”.


“Ele já estava se planejando para concretizar projetos de integração econômica no Peru”. (Tião Viana, governador)


“Sou uma das pessoas que mais está sofrendo com a morte de Roberto Moura”. (Flaviano Melo, deputado federal)


Deputado Élson Santiago (PEN) – Presidente da Assembleia Legislativa do Acre
“O Roberto era aquele cara amigo, grande empresário. Era aquele acreano que gerava muitos empregos no Acre. Sempre quis ficar aqui. Hoje, nós sentimos a morte dele. Acredito que o Roberto merece todas as honras”.


Deputado federal Gladson Camelli (PP/AC)
“Sei que esse é um momento onde mais nos sentimos impotentes como seres humanos, pois eu e minha família ainda sofremos com a morte recente do meu tio, Orleir Cameli. Da minha parte, meus sinceros pêsames a sua família, que Deus dê força para suportar este momento tão doloroso. Minha homenagem a um dos homens que mais valorizou o Acre através de seu amor e investimento nesta terra, empregando inúmeros pais de família e ajudando o nosso Estado a crescer e a ser valorizado”.


Deputada federal Perpétua Almeida (PCdoB/AC)
“Vai em paz, amigo. Receber a notícia da morte do Roberto Moura, é daquelas notícias que você recebe, mas a ficha só cai depois de um tempo. A gente não quer acreditar! Porque lá, bem dentro do nosso coração, nem sempre nos conformamos com o que Deus reserva para cada um de nós. Mas, o fato é ,que só Ele sabe quando é a nossa hora. Então, amigo Roberto, vai em paz. E que Deus te reserve o descanso eterno”.


“Roberto Moura era um dos maiores empresários da Amazônia e um amigo de toda hora”. (Rubenir Guerra, empresário e ex-presidente da Acisa)


Roberto Moura com a esposa, Suzana Oltramari, e o filho João Davi


Supermercados Pague Pouco fazia parte da rede e empregava centenas de pessoas


Recol Veículos é uma das empresas do grupo, no setor automobilístico


Por meio da Recol Distribuidora, milhares de postos de trabalhos foram gerados

Categories: Geral
A Gazeta do Acre: