Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Prefeitura de Rio Branco promove 1ª Feira de Troca Solidária no Bairro Rui Lino

Feira prefeitura A Prefeitura de Rio Branco, por meio da Coordenadoria Municipal do Trabalho e Economia Solidária (Comtes), realiza nesta sexta-feira, 16, às 8h30, a 1ª Feira de Troca Solidária, ao lado da sede da Comtes, no bairro Rui Lino. O objetivo é estimular a solidariedade entre as pessoas e incentivar o consumo consciente, visto que a moeda utilizada não será o dinheiro e sim a troca de produtos e também de serviços.

 Haverá 24 barracas de diversas comunidades, realizando a troca de roupas, eletrodomésticos, brinquedos, livros, utensílios de madeiras, plantas ornamentais, serviços de corte de cabelo, manicure e outros.   

 O titular da Comtes, Stênio Melo, afirma que não há registro da existência de troca solidária na região amazônica, portanto, considera uma iniciativa promissora, para o fortalecimento da Economia Solidária no município de Rio Branco e também para o meio ambiente. É uma ferramentas de inclusão social utilizada pela política nacional de Economia Solidária e aqui vamos incentivar essa prática”.

 Já foram realizados, dois ensaios (esquentas) da feira para avaliar a aceitação pela comunidade. No primeiro ensaio foram feitas 42 trocas, no segundo já aconteceram 210.
 
 A feira de troca também tem outras funções, é um local encontros, de fazer novas amizades, rever amigos, compartilhar saberes, divulgar produtos e estimular pessoas desempregadas que tenham alguma habilidade manual a produzirem e realizarem a troca por um produto que esteja necessitando no momento. “As feiras também, abrem espaço para que as pessoas se desenvolvam como sujeitos de mudança na busca por alternativa para a socialização da renda, pois cooperam entre si para gerar benefícios para todos. É também uma oportunidade de criar uma cultura de consumo consciente na comunidade, trazendo para o indivíduo a noção das consequências do seu consumo no âmbito social, ambiental e econômico”, relata Stênio.

 Quem tiver produtos em bom estado de conservação em casa e que não usa mais, mas pode servir a outra pessoa, pode levar para a feira e faz a troca, onde o produto trocado com certeza atenderá a necessidade de outra pessoa ou família.

 Para realização da feira a Comtes conta com o apoio e doações para troca de diversas lojas de Rio Branco: Móveis Gazin, Livraria PAIM, Vidroacre, Supermercado Araújo, Sapateiro Belo, Lojas Romera, Brascol e Transportadora Roda Viva.

Sair da versão mobile