X

Prefeitura de Rio Branco realiza Conferência de Assistência Social

 A prefeitura de Rio Branco, através da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semcas) realiza no auditório do Teatro Plácido de Castro, o Teatrão, a IX Conferência Municipal de Assistência Social, que este ano tem como tema: gestão e financiamento na efetivação do Sistema Único de Assistência Social (SUAS).

 Da solenidade de abertura da Conferência, que iniciou nesta quarta-feira, 14, e termina nesta quinta-feira, 15, participaram o prefeito de Rio Branco Marcus Alexandre, o vice-prefeito Márcio Batista, os vereadores Marcelo Macedo, Graça da Baixada e Gabriel Forneck, o secretário estadual de Assistência Social, Antonio Torres, no evento representando o governador Tião Viana, o presidente do Conselho Municipal de Assistência Social, Silharney Araújo, além da representante do Ministério do Desenvolvimento Social (MDS), Elyria Boretti.

 Até chegar na IX Conferência municipal de Assistência Social foram realizadas em Rio Branco nove pré-conferências, que mobilizaram mais de setecentas pessoas. Nelas, as pessoas já podiam apresentar suas dúvidas e sugestões a serem debatidas na própria conferência municipal, que antecede a etapa estadual que será realizada em outubro.

 Por se tratar de um ano muito simbólico, em que a Constituição Federal (CF/88) completa vinte e cinco anos, os participantes irão discutir os avanços, avaliar e analisar o que ainda precisa ser feito em relação à assistência social em nosso município.
 
 Além disso, a conferência tem ainda como objetivo analisar, propor e deliberar diretrizes para a gestão e o financiamento do Sistema Único de Assistência Social, de acordo com os levantamentos realizados nas pré-conferências, além de eleger delegados para a conferência estadual.
 
 Durante a abertura do evento, a secretária municipal de Cidadania e Assistência Social, Dôra Araújo, fez questão de destacar o trabalho que é realizado pelos Centros de Referência em Assistência Social (Cras) nos bairros. “Muitas delas são a própria família de muitas pessoas”, enfatizou.
 
 Ainda de acordo com a secretária, o prefeito Marcus Alexandre, desde o início da gestão, não tem medido esforços para levar os benefícios até as pessoas. Diariamente, ao andar pela cidade, o prefeito tem contato com algumas pessoas em situação de risco e as encaminha para a Assistência Social.
 
 A representante do MDS, Elyria Bonetti, também enfatizou a importância de se fazer um balanço dos trabalhos realizados até aqui. Para ela, esse balanço ajuda a definir os desafios que a assistência social ainda tem que enfrentar. “Precisamos buscar uma uniformização das nossas ações”, afirmou.
 
 Para o prefeito Marcus Alexandre, o grande desafio que a Assistência Social ainda precisa enfrentar é encontrar caminhos para que possa ajudar ainda mais e chegar aonde ainda não chegou. Agradeceu a parceria com o governador Tião Viana, que tem ajudado na viabilização de muitas ações, inclusive sociais, em Rio Branco.

 “Não podemos nos apegar a frieza de um cadastro. Temos que chegar a lugares que ainda não chegamos, além disso, temos que colocar mais sentimento na relação com as pessoas, porque todos nós buscamos a felicidade e somente com uma rede de apoio, principalmente com a ajuda das igrejas, é que podemos levar a assistência social a quem mais precisa”, afirmou o prefeito. (Asscom)

Categories: Geral
A Gazeta do Acre: