Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Professora divide doação do “Mesa Brasil” com a comunidade

Cfreche - OL 3 Exemplo de garra e perseverança, a professora Maria José Lopes da Silva, a Mazé, divide com as famílias do bairro Montanhês, frutas e verduras doadas pelo projeto Mesa Brasil do Sesc. Todas as segundas-feiras no fim da tarde, uma grande fila se forma em frente a casa da professora.

 A iniciativa acontece há 12 anos e já teve ocasiões de atender até 70 pessoas. Segundo Mazé, 35 pessoas tem prio-ridades na doação. “Depois que separamos os alimentos semanais para a creche, distribuímos com a comunidade, temos um cadastro, pessoas doentes e idosas tem prioridade. Para o restante as verduras são entregues por ordem de chegada”, confirma.

 De acordo com a dona de casa, Maria do Socorro, moradora do Caladinho, as frutas e verduras ajuda na alimentação dos dois filhos. “Há dois meses eu recebo as doações da professora Mazé. O que conseguimos aqui ajuda na alimentação das crianças em casa”, confirma.

 Não é a primeira vez que a professora ajuda as famílias da região, Mazé também é responsável pelo Centro de Educação Infantil e Alternativa Pequena Thaysla Jairine Lopes e Silva, uma creche que atende a 20 crianças a partir dos dois anos de idade, sem qualquer custo aos pais.

 “Todo o trabalho realizado aqui é voluntário. Cansei de vê as dificuldades das mães que precisavam trabalhar e não tinham com quem e onde deixar seus filhos. Atendemos, inclusive no período de férias porque as mães trabalham o ano inteiro”, explica Mazé.

 O nome da creche é em homenagem a Thaysla que foi atendida por dois anos e morreu vítima de câncer. No local também é realizado trabalhos de alfabetização e orientação profissional para as mães carentes, além de cursos, treinamento e palestras para jovens em situação de risco. A maioria das crianças atendidas mora no bairro Caladinho.

 Com o objetivo de atender a mais crianças, a professora Mazé está construindo uma creche que poderá atender até 100 crianças de forma totalmente gratuita. “É um sonho, já passei por muita dificuldade nessa vida e ajudar as pessoas mais carentes me faz bem. Não perco a esperança”, fala emocionada.

 A nova estrutura da creche conta com quatro salas, mas a obra está parada por falta de recurso para conclusão. “Comprei o terreno, comprei uma parte do material, mas mesmo assim ainda falta o piso e a cobertura. Ver a creche pronta é um sonho e eu não vou desistir dele”, ressalta.

 Interessados em realizar doações de roupas, alimentos, material de construção podem entrar em contato através do telefone: 3228-0208. Interessados também podem fazer uma visitar a creche que fica localiza no bairro Montanhês q15, L10, casa 253.

Sair da versão mobile