Durante as primeiras horas desta segunda, 26, o ar polar atuou mais forte em Rio Branco do que em São Paulo. Às 10h (horário de Brasília), o aeroporto local registrava 16°C e, em São Paulo, a temperatura era de 20°C, no Campo de Marte, zona norte da cidade.
De acordo com o Portal Climatempo, o ar frio de uma forte massa de ar polar que está sobre a Argentina não encontra barreiras e chega mais rápido ao Acre. O ar quente que ainda atua forte sobre o Sudeste forma um bloqueio e dificulta a entrada do ar polar sobre São Paulo.
Mas, na terça-feira (27), o ar polar deve vencer a batalha contra o ar quente e começa avançar forte sobre o Sudeste, o que vai favorecer a queda da temperatura. Só que o Acre também vai esfriar mais. O Acre e Rondônia já sentem uma nova friagem que é a queda da temperatura acentuada provocada pela passagem do ar polar.
O frio não deve bater recordes desta vez. Pelas medições do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a menor temperatura deste ano em Rio Branco foi de 9ºC, em 24 de julho. Em São Paulo, o recorde de frio é de 5,5ºC, também em 24 de julho. (Ascom Climatempo)