Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Secretaria de Saúde vai retomar atendimento aos contaminados pelo DDT no Acre

Perpetua Durante reunião com a deputada federal Perpétua Almeida (PCdoB/AC), o presidente da Comissão DDT e Defesa pela Vida, Aldo Moura, e demais representantes das vítimas, quarta-feira (31), em Rio Branco, a secretária de Estado de Saúde, Suely de Souza Melo da Costa, se comprometeu a retomar o atendimento médico especializado aos ex-guardas da extinta Sucam contaminados pelo pesticida Dicloro-Difenil-Tricloroetano (DDT).

 Suely da Costa garantiu que será rearticulado o grupo de trabalho, em parceria com a Fundação Nacional de Saúde, a Funasa, para dar atendimento médico hospitalar especial aos acreanos contaminados pelo DDT. A secretária de Saúde garantiu, ainda, que vai convocar representantes da Funasa para firmar a parceira nos próximos dias.

 O atendimento será feito nos postos de atendimento e nas residências dos que estejam em estado mais grave. Serão agendadas também consultas para que as pessoas que tiveram contato com o pesticida possam ser tratadas de forma preventiva. “É importante manter a mobilização em torno destes servidores porque eles precisam de atendimento especial e as pessoas precisam ter sensibilidade com os problemas de saúde deles. Se a gente fizer um acompanhamento, com os cuidados que estas pessoas precisam, vamos conseguir evitar muitas mortes. Eles já salvaram muitas vidas no nosso Acre, na Amazônia, agora precisamos salvar a vida deles”, destacou Perpétua.

 O presidente da Comissão DDT, a luta pela vida, Aldo Moura, saiu animado da reunião com as garantias dadas pela secretária Suely da Costa. “É importante que os gestores estaduais tenham conhecimento da agonia vivida pelos infectados e por suas famílias. Estou muito otimista com essa promessa feita pela secretária de Saúde e acredito que agora retomaremos o atendimento especializado aos contaminados”.

 Perpétua Almeida e Aldo Moura pediram ainda que os mais de 200 servidores transferidos da Funasa para as prefeituras, que seguem em conta-to com pesticidas, sejam impedidos de seguir trabalhando com produtos químicos, já que esse excesso de exposição está agravando o estado de saúde deles. Suely da Costa assumiu o compromisso de conversar com os prefeitos para que as atividades sejam suspensas e os servidores sejam encaminhados para outros setores. Uma circular será encaminhada solicitando as transferências. (Ascom)

Sair da versão mobile