Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Aníbal Diniz vota pelo retorno do antigo fuso horário do Acre

anibalhorario
 O senador Aníbal Diniz (PT/AC) concedeu parecer favorável ao Projeto de Lei da Câmara (PLC nº 43/2013) que institui a volta do antigo fuso horário do Acre. A matéria tramita na Comissão de Assuntos Econômicos do Senado Federal (CAE) e pode entrar na pauta de votação na próxima terça-feira, 20, quando a Comissão se reunirá.
De acordo com o senador acreano é inegável as significativas mudanças que o horário atual trouxe ao Acre, entretanto, deve se respeitar a vontade popular, tendo em vista que foi realizada uma consulta pública.

 “A redução da diferença do fuso horário trouxe os benefícios econômicos desejados na justificação da citada Lei. De fato, a vigência do novo horário oficial do Acre tem propiciado uma maior integração com o sistema financeiro do resto do País”, afirma Aníbal Diniz.

 Para o relator da matéria, os transtornos com a volta do horário serão inevitáveis, após 5 anos da implantação da lei que reduziu o fuso horário do Acre em 1 hora em relação a Brasília. “Nova adaptação ao expediente funcional e comercial, bem como ao horário escolar será necessária. Certamente terá impacto considerável”.

 Aníbal Diniz ressalta que embora o referendo tenha sido ‘contaminado’ por questões políticas, mas representou a vontade popular, razão pela qual, ele manifestou seu voto em favor da aprovação da PLC nº 43/2013.

“Houve uma consulta à população nas eleições de 2010 e a maioria dos votantes optou pela volta do antigo fuso horário. Por isso, o resultado deve ser respeitado.”
A matéria restabelece os fusos horários do Acre e sul do Amazonas. Se aprovada na CAE, a matéria segue para a Comissão de Relações Exteriores (CRE), em caráter terminativo, ou seja, não irá a plenário, se aprovada nas duas Comissões.

Sair da versão mobile