A Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) do Senado vota nesta terça, 27, em caráter não terminativo, o Projeto de Lei da Câmara (PLC nº 43/2003), que institui a volta do antigo fuso horário do Acre e sul do Amazonas. A matéria está na pauta da Comissão.
Na última terça-feira, 20, a senadora amazonense Vanessa Grazziotin (PC do B/AM) pediu vistas ao projeto, por entender que parte do Amazonas não foi consultada no referendo realizado em 2010. O pedido de vista foi acatado pelo presidente da CAE, senador Waldemir Moka (PMDB/MS).
Os membros da Comissão devem votar a PLC com as observações feitas pela senadora comunista. Caso seja aprovada, a matéria segue para a Comissão de Relações Exteriores (CRE) do Senado, em caráter terminativo. Ou seja, não precisa ir ao plenário para nova discussão e votação.
O relator da matéria é o senador acreano Aníbal Diniz (PT/AC), que concedeu voto favorável pelo retorno do antigo fuso. Entretanto, o senador petista fez ressalvas de que o retorno de 2h em relação à Brasília trará transtornos ‘inevitáveis’, tendo em vista que há 5 anos o fuso horário do Acre foi alterado para 1 hora apenas de diferença em relação à Capital Federal.