Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Eufran Amaral assume a Embrapa/Acre com o desafio de viabilizar inovações na agricultura

EUFRAN AMARAL A posse de Eufran Ferreira do Amaral na chefia geral da Embrapa Acre aconteceu nesta sexta-feira, 23. O engenheiro agrônomo ficará no cargo por três anos. Eufran é pesquisador da Embrapa, mas estava cedido para o Governo do Estado.  

 Segundo Amaral o principal foco de sua atuação será na gestão do conhecimento, voltada para os beneficiários das tecnologias, produtos e serviços gerados pela Embrapa.

 “O grande desafio é fazer com que a Embrapa Acre avance cada vez mais em questões relacionadas aos grandes problemas globais: pobreza e degradação ambiental num contexto de mudanças climáticas. No Acre, nós temos 18% da população em situação de extrema pobreza, sendo que a maior parte dessas pessoas, 63%, estão no meio rural”, afirma.

 De acordo com o novo chefe-geral, o Acre apresenta uma especificidade que deve nortear a atuação da Unidade: 87% do Estado é composto por floresta e a área convertida é ocupada, principalmente, por pastagens (83% da área convertida), seguida por capoeira (11%) e cultivos anuais e permanentes (6%). “Diante desse contexto, temos o desafio de contribuir para a redução do desmatamento e para valorização da floresta, com o fornecimento de serviços ambientais, redução de emissões e diversificação de uso nas áreas já convertidas”, declara.

Perfil
 Eufran Ferreira do Amaral é acreano, natural de Taraucá, formado em Agronomia pela Universidade Federal do Acre (Ufac), possui doutorado em Solos e Nutrição de Plantas pela Universidade Federal de Viçosa.

 Entre 2007 e 2010, atuou como secretário de Estado de Meio Ambiente. Neste período, o Estado registrou a menor taxa de desmatamento desde 1998 e estruturou a política de valorização do ativo ambiental florestal que perdura até os dias atuais como a estratégia de manejo de paisagens e de integração de políticas públicas do Governo Estadual.

Embrapa Acre
 Com um orçamento de cerca de 10 milhões de reais por ano, a Embrapa Acre tem como missão viabilizar inovações para a sustentabilidade da agricultura e uso de recursos florestais em benefício da sociedade amazônica, com ênfase no Acre.

 Possui 157 empregados sendo 40 pesquisadores, 57 analistas e 50 assistentes. As pesquisas estão divididas em quatro linhas temáticas: Produção Animal Sustentável, Produção Florestal, Sistemas Integrados e Recuperação de Áreas Degradadas, Fruticultura e Plantas Nativas Agroindustriais. Na sede, em Rio Branco, possui um campo experimental com área total de 1,2 mil hectares, com 73% desta área ocupada por floresta.

Sair da versão mobile