X

Governo Federal reafirma compromisso com municípios acreanos

 
Foi realizado durante toda essa sexta-feira, 16, o Encontro Estadual dos Prefeitos e Prefeitas do Acre. O encontro contou com a presença da ministra Ideli Salvatti, do Ministério da Articulação Institucional da Presidência da República e de mais 43  representantes de mais 11 ministérios. O objetivo é aproximar as políticas públicas federais dos municípios.
No Encontro, 21 dos 22 prefeitos acreanos marcaram presença. O governador Tião Viana (PT) acompanhado do ex-prefeito Raimundo Angelim, do senador Aníbal Diniz (PT/AC) e do prefeito de Rio Branco, Marcus Alexandre também estiveram no evento, além de deputados estaduais.

 O subchefe da presidência da República, Olavo Noleto, disse que a ideia é munir as prefeituras de informações sobre os programas disponíveis pelo governo federal. “O objetivo maior é dar o máximo de informações de como acessar as verbas federais. A intenção é levar muita informação. Aquilo que um prefeito passaria duas semanas em Brasília, aqui ele resolve em um só dia”.

 O governador Tião Viana (PT) disse que a presidenta Dilma assegura uma agenda de desenvolvimento para o país e o Estado tem fortalecido essa parceria com o governo federal no sentido apoiar as prefeituras.

 O prefeito de Rio Branco e presidente da Associação dos Municípios do Acre afirma que o principal desafio é a Saúde. Ele citou que em Jordão apenas 2 médicos fazem o atendimento na rede municipal de saúde e em Santa Rosa do Purus apenas 1 médico. “Acredito que com o Programa Mais Médicos resolvemos essa deficiência. E aqui é uma oportunidade de aproximar as demandas dos municípios às políticas públicas”.

 Dr. Betinho (PSDB), prefeito de Assis Brasil, ressaltou que é uma novidade a vinda dos Ministérios ao Acre. De acordo com ele, uma viagem à Brasília se tem uma despesa elevada o que em tempo de crise não favorece o intercâmbio dos municípios com o Governo Federal.

“Os ministérios itinerantes é uma coisa nova. E o governo da presidenta está pensando bem nesse ponto. Uma viagem onde eu teria que levar 4 ou 5 secretários, aqui eu posso trazê-los tranquilamente”, ressaltou o prefeito.

Categories: POLÍTICA
A Gazeta do Acre: