Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Jamil Asfury pede apoio da bancada acreana para os policiais federais

2-Jamyl O deputado Jamil Asfury (PEN) solicitou da Mesa Diretora da Aleac uma moção de apoio aos policiais federais que realizaram na manhã desta quarta-feira, 7, uma paralisação de advertência.

 A solicitação tem a intenção de criar uma agenda positiva, ou seja, buscar apoio de deputados federais e senadores acreanos para o problema dos policiais federais na área de fronteira.

 “No ano passado a Polícia Federal passou 76 dias em greve. Estamos começando uma nova luta dentro da instituição. Temos no Brasil 2.360 policiais federais. Uma pesquisa recente mostra que 86% estão insatisfeitos com a profissão. Acredito que podemos buscar juntos aos nossos parlamentares federais soluções e por isso sugiro”, disse Asfury.

 O parlamentar também relatou a reunião que teve com representantes do Governo do Estado, da Universidade Federal do Acre e da Universidade de Ucayali-Peru. As duas instituições de ensino mantêm uma relação de intercâmbio institucional. Pelo menos 16 estudantes peruanos estudam na UFAC e 16 brasileiros na Universidade de Ucayali.

 A principal pauta de discussão era a garantia de acomodação para os estudantes peruanos no Brasil. O Governo do Estado garantiu a continuidade do pagamento desse serviço dispensado aos acadêmicos.

 “A dificuldade maior é a questão da língua. Muitos brasileiros não tiveram essa dificuldade. Vencendo essa barreira, a também ficou acertado que o Governo do Estado não só garanta os alojamentos, mas também designe um médico para acompanhá-los”, acrescentou.

Sair da versão mobile